Conforme publicado pelo Gizmodo na última sexta-feira (29), a Microsoft está se preparando para construir um data center com servidores de inteligência artificial para trabalharem junto com o supercomputador “Stargate”, avaliado em US$100 bilhões, mais de R$ 500 bilhões na cotação atual.
- NVIDIA E Microsoft Estão Trabalhando Em Conjunto Para Entregar IA Generativa
- Microsoft Apresenta DirectSR, Ferramenta Para Facilitar Implementação De Upscaling
De acordo com o que foi divulgado, a intenção da corporação é usar todo este poder para alimentar a próxima geração de sistemas de IA da OpenAI, que especula-se que será o GPT-5. O supercomputador é o último passo da empresa para concretizar sua ideia de montar o data center mais moderno dos Estados Unidos.
No mais, os boatos indicam para um território maior do que 1km² e com consumo de energia de até 5 gigawatts de energia para abrigar o data center. O lançamento está previsto para 2028.
É importante ressaltar ainda que os Estados Unidos recomendam o uso de energia nuclear para atender às demandas energéticas dos supercomputadores e servidores de inteligência artificial, e por isso a contratação em 2023 por parte da Microsoft de um profissional Gerente de Programa de Tecnologia Nuclear parece estar relacionada.