Conforme publicado pelo PCGamesN na última segunda-feira (24), a Interbrand revelou sua lista com as 100 melhores empresas do mundo em 2023, e surpreendeu a muitos deixando a NVIDIA de fora do ranking.
A corporação de Jensen Huang apresenta um crescimento elevado nos últimos anos, e há alguns dias chegou a figurar como a instituição de tecnologia mais valiosa do mundo.
- NVIDIA Afirma Que Utilizará IA Para Aprimorar DLSS E RTX Remix
- NVIDIA Enfrenta Uma Das Maiores Desvalorizações Da História, Veja Valores
Para fazer a escolha, a entidade de pesquisa de mercado se baseia em dados únicos que constroem indicadores, como o crescimento de mercado no ano pesquisado. Vale destacar que a análise já é consolidada, sendo esta é a 24ª edição do levantamento.
Além da ausência da NVIDIA, chama atenção a predominância das empresas de tecnologia no top 5, que conta com quatro gigantes do segmento: Apple, Microsoft, Google e Samsung. A única marca de outro setor é a Amazon, que ocupa a terceira colocação. Confira na imagem abaixo as quinze primeiras colocadas:
É importante mencionar, por exemplo, que a Apple apresentou um crescimento de 4% em 2023, o que equivale a mais de US$ 500 milhões, ou cerca de R$ 2,7 trilhões de acordo com a cotação atual.
Entretanto, nem todas as empresas da lista apresentaram aumento no último ano. Huawei (-2%), Xiaomi (-1%), Danone (-4%), Nintendo (-2%), Budweiser (-16%), Nescafé (-2%), Gucci (-2%) ilustram bem este cenário.
AMD também fica de fora, mas Intel aparece no top 25
A AMD, principal concorrente da NVIDIA, também não aparece entre as 100 melhores empresas do mundo, o que de certa forma alivia os comandados por Jensen Huang. Todavia, a Intel figura na 24º colocação, apesar de registrar queda de 14%.
A presença do time azul pode ser explicada por sua atuação mais abrangente em hardware e tecnologia. Como citado, a Interbrand considera diversos fatores para montar o ranking, mas não explica o que efetivamente levou cada empresa a estar em sua respectiva posição.
Por fim, no próximo ano pode ser que vejamos AMD e NVIDIA na lista, uma vez que a inteligência artificial tem crescido cada vez mais, e as marcas se destacam neste segmento.