De acordo com uma publicação do VideoCardz desta quinta-feira (12), a Mindfactory, uma das maiores varejistas de tecnologia na Alemanha, surpreendeu o mercado ao disponibilizar a placa de vídeo Intel Arc B570 para venda antes do lançamento oficial, agendado para 16 de janeiro de 2025.
A placa foi listada como “em estoque” e está disponível por €283,10, aproximadamente R$1.770 na cotação atual, valor superior ao preço sugerido de US$219 (R$1.300) nos Estados Unidos, mas competitivo no mercado europeu. O modelo lançamento faz parte da nova série Battlemage da Intel, que promete desafiar as grandes players deste mercado e rivais do Time Azul, NVIDIA e AMD.
- Intel revela ter terminado desenvolvimento da Xe3 e inicia trabalhos na Xe4
- Primeiro jogo com suporte ao Intel XeSS 2 é anunciado, confira
O que pode ter acontecido?
Para alguns, a antecipação do lançamento levanta questões sobre mudanças na estratégia da Intel, mas o mais provável é um possível erro logístico. Há especulações de que a ASRock, parceira na fabricação da placa, pode ter liberado estoques antes do embargo oficial.
Outra possibilidade é que a Mindfactory pode ter listado o produto incorretamente, o que já aconteceu outras vezes com grandes lojas. No entanto, a presença de informações detalhadas e imagens oficiais reduz essa probabilidade.
Especificações da Intel Arc B570
A B570 é equipada com 18 núcleos Xe2, 10 GB de memória GDDR6 e uma interface de 160 bits, prometendo um bom desempenho para jogos em 1080p e algumas aplicações de aprendizado de máquina.
Embora um pouco menos potente que sua irmã maior, a B580, que chega oficialmente amanhã (13 de dezembro), a B570 se posiciona como uma opção interessante para jogadores que buscam custo-benefício em relação a modelos equivalentes da NVIDIA e AMD, como a RTX 4060 e a RX 7600, por exemplo.
Movimentação foi boa para Intel?
A disponibilização antecipada pode beneficiar a Intel, permitindo maior visibilidade na nova série Battlemage, que chega para mudar a visão dos usuários com a azulzinha em GPUs, que já lançou uma geração que não caiu nas graças do público.