De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (04), as CPUs Intel de 13ª e 14ª gerações não foram as séries mais problemáticas dentre os processadores.
Um levantamento feito pela Puget Systems, loja estadunidense, mostra que algumas outras linhas de chips apresentaram mais falhas do que os Raptor Lake e Raptor Lake Refresh, que têm causado polêmica por instabilidades, que envolvem crashes constantes e até mesmo incapacidade das CPUs em abrir games.
- Possível Ação Coletiva Contra Intel Por Instabilidades Em CPUs Raptor Lake Ganha Atenção
- Intel Quebra O Silêncio E Emite Comunicado Oficial Sobre Instabilidades Em CPUs Raptor Lake
Dentre as séries analisadas, aparecem acima da 13ª e 14ª gerações dos Core, por exemplo, os AMD Ryzen 5000, AMD Ryzen 7000 e Intel de 11ª geração. Para realizar a pesquisa, a empresa afirma que se baseou por problemas observados em seus computadores e em máquinas de clientes.
Observando o gráfico é possível notar que os processadores do time vermelho apresentam um número considerável de falhas. As séries Ryzen 5000, baseada em Zen 3, e a Ryzen 7000, baseada em Zen 4, mostram que a evolução na litografia não salvou a AMD, haja vista que estas linhas apresentam quase o dobro de problemas reportados nos Raptor Lake.
Todavia, a mais problemática também é da Intel, o que pesa um pouco para o lado da corporação comandada por Pat Gelsinger. Os chips de 11ª geração aparecem muito acima dos demais, com quase 8% de índice de falha.