De acordo com uma publicação do ExtremeTech desta segunda-feira (08), a fabricante japonesa Kioxia afirmou que planeja ter memórias NAND Flash com 1.000 camadas na linha de produção já em 2027.
O plano chama atenção por ser bem ambicioso, haja vista que seria necessário quintuplicar o que vemos atualmente em um curto período de dois anos e meio.
- Huawei Se Prepara Para Entrar Na Disputa Das Memórias Para IA Em 2026
- Micron Revela Que Memórias GDDR7 Serão 30% Melhores Em Jogos
É importante destacar que seria de fato um grande avanço no cenário de memórias e armazenamento, e por isso muitas das grandes fabricantes já estudam meios de viabilizar o processo.
Para que se tenha uma ideia, ao acumular 1.000 camadas, é possível, por exemplo, produzir SSDs com capacidade superior aos 8TB, maior modelo até o momento para consumidores comuns. Deste modo, fica claro que a corrida é uma prioridade para as corporações, que podem inovar e até mesmo revolucionar o mercado de drives.
A realidade atual
O modelo mais potente que temos hoje é o SSD 990 Pro, da Samsung, sendo que este é construído com “somente” 176 camadas, número que mostra o quão ousado é o plano da Kioxia.
Vale lembrar que a concorrência para os japoneses é bastante acirrada. A SK Hynix, inclusive, já revelou no ano passado o primeiro SSD do mundo com mais de 300 camadas, e a novidade será produzida em massa já a partir de 2025.
Por fim, a Micron também já trabalha com modelos de 232 camadas, mas ainda não mostrou suas intenções de aumento, o que mostra o quão difícil é seguir empilhando cada vez mais.