Não é nenhuma novidade que a inteligência artificial (IA) está cada vez mais avançada e se expandindo para diversos setores. Naturalmente, o recurso chegaria para os jogos, e a NVIDIA, principal nome do ramo, já está explorando a geração de texto a partir do diálogo com humanos para desenvolver NPCs em jogos.
- Previsões Indicam Faturamento De US$ 87 Bilhões Para NVIDIA Em 2024
- NVIDIA Está Sendo Processada Por Treinar IA Utilizando Pirataria
Na prática, os NPCs nada mais são do que os “non-playable characters,” ou seja, personagens não jogáveis. São aqueles personagens que costumam compor o cenário, como as pessoas que caminham pelas ruas nos games.
A NVIDIA já conta com o ACE (Avatar Cloud Engine), conjunto de tecnologias que ajuda os desenvolvedores a dar vida a avatares digitais usando IA generativa. Os NPCs podem ser transformados em personagens dinâmicos e interativos capazes de iniciar uma conversa ou fornecer conhecimento do jogo para ajudar os jogadores em suas missões.
Recentemente, a empresa de Jensen Huang lançou também uma nova demonstração do Kairos em colaboração com a Convai, para mostrar como os NPCs de IA de próxima geração revolucionarão os jogos.
Convai é uma plataforma de desenvolvimento que torna mais fácil para os desenvolvedores permitir que personagens em mundos 3D tenham habilidades de conversa, percepção e ação semelhantes às humanas.