Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Conheça a linha de processadores Xeon da Intel e saiba mais sobre o Clearwater Forest

0

Por mais que tenha sido criada com foco em servidores e estações de trabalho, a linha de processadores Xeon, da Intel, tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores comuns, que muitas vezes procuram por notebooks poderosos ou desktops que são capazes de lidar com altas cargas de trabalho. Nesses casos, os chips citados, que estão acima da popular linha Core, são ideais, pois contam com tecnologias avançadas, muitos núcleos e altas velocidades.

Pensando nessa popularização, a Pichau Arena traz nessa matéria tudo que você precisa saber sobre os processadores Xeon. Confira abaixo!

Intel Xeon: Conheça essa família de processadores

A família Xeon começou a ser produzida pela Intel em 1998, já com foco em fornecer alta capacidade de processamento e, consequentemente, custando mais caro que as demais. Atualmente, a tecnologia evoluiu e existem algumas diferenças em relação ao passado, mas de maneira geral, podemos dividir os SKUs em três grandes grupos, sendo eles:

  • Xeon-E: processadores voltados para workstations móveis, que podem ser encontrados em notebooks poderosos, como os Dell Precision.
  • Xeon-W: processadores voltados para workstations desktop, caso, por exemplo, do Apple Mac Pro.
  • Xeon Scalable: composta por versões Silver, Gold e Platinum de chips direcionados especificamente para servidores.

Sendo assim, é possível dizer que a linha contém alguns dos processadores mais rápidos do portfólio atual da Intel. O investimento em um novo chip destes é pesado, no entanto esses modelos garantem um excelente funcionamento para encarar qualquer tipo de tarefa.

Todavia, por não ser o propósito, pode ser uma tarefa difícil encontrar comparativos de performance dos processadores Xeon com modelos domésticos. No ranking do CPU Benchmark, essas versões se destacam com uma certa vantagem em relação às demais.

Naturalmente, a alta capacidade desses chips reflete no gasto energético e no aquecimento. A linha Xeon-E, por exemplo, atinge TDPs entre 65 e 95 Watts. Esses valores são considerados altos, uma vez que processadores voltados para laptops dificilmente passam dos 35 Watts de dissipação térmica.

A linha Xeon-W apresenta números ainda mais altos, com valores de TDP que vão de 160 a 205 Watts.

Leia também: Entenda De Uma Vez Por Todas A Nomenclatura Dos Processadores Intel E Como Escolher O Modelo Ideal Para Você

Intel Xeon VS AMD Threadripper

Como já é visto em outros segmentos, Intel e AMD também disputam espaço no setor dos servidores. Do lado da AMD, os Threadripper são os responsáveis por atender esse público, e contam com a vantagem de serem mais baratos que os rivais. Todavia, até o momento, apenas o Time Azul expandiu o uso de seus modelos para fora dos servidores, tendo em vista que a AMD segue mantendo o foco somente nos workstations.

É possível jogar com processadores Intel Xeon?

Por mais que tenha sido projetada para servidores e workstations, a Intel também planejava com a linha Xeon adicionar recursos que não estavam presentes na linha Core. Um dos destaques, por exemplo, fica com a grande quantidade de núcleos e threads a mais presentes nos Xeon.

Resumidamente, os núcleos, também chamados de core, são responsáveis por executar tarefas. Quando um processador possui vários núcleos, ele é chamado de multi-core e é capaz de realizar várias operações de forma simultânea.

Enquanto isso, a thread representa uma fila de execução, com instruções que são desempenhadas uma de cada vez. Entretanto, na prática, mais núcleos e threads nem sempre garantem mais velocidade. Ao invés de uma única tarefa ser executada com maior velocidade, processadores multi-core realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Por conta disso, são SKUs destinados a workstations e servidores, que precisam lidar com dezenas de operações ao mesmo tempo. No entanto, não são bons processadores para jogos, tendo em vista que os games atuais não são feitos baseados nas configurações desse tipo de processador.

Os títulos não exigem tantas tarefas assim, o que torna essa quantidade de núcleos e threads um grande exagero. É mais vantajoso realizar menos tarefas, mas de uma forma mais rápida. Além disso, os CPUs Xeon geralmente sacrificam a frequência do clock para ter mais núcleos e threads, reduzindo a velocidade.

Intel Xeon Clearwater Forest

A linha de CPUs Sierra Forests, primeira geração apenas com E-cores, chegará ao mercado em 2024, enquanto os Xeon Clearwater Forest estão previstos para 2025. Porém, assim como todo lançamento, diversos boatos já rondam as novidades da Intel.

A mais recente das especulações afirma que os Intel Xeon Clearwater Forest, segunda geração Xeon apenas com núcleos de eficiência (E-cores), podem trazer até 288 núcleos. Os novos processadores vão contar com arquitetura Crestmont, introduzida com os Meteor Lake, oferecendo mais instruções por ciclo (IPC) e cache L3 consideravelmente maior.

Serão construídos com litografia Intel 3, o que permite dois a três chiplets de 144 núcleos no die da CPU. Em tese, esse recurso possibilitará que a primeira geração de processadores Xeon baseados em E-core acomode até 432 núcleos em um CPU single-socket.

Vale ressaltar que, Pat Gelsinger, CEO da Intel, aproveitou o evento Intel InnovatiON 2023 para apresentar um protótipo dos Sierra Forest com 288 núcleos-E. Por isso, não é nenhum absurdo assumir que os Xeon Clearwater Forest, com arquitetura Crestmont e litografia Intel 18A (1,8 nm), tragam essa mesma quantidade absurda de núcleos.

Todavia, o potencial computacional da próxima geração é muito maior do que isso, pois a escalabilidade de desempenho vem sendo segmentada em diferentes camadas. A litografia reduzida dos chiplets com núcleos libera mais área no SoC para embarcar memórias cache L3 e L2.

Este fator permite alocar mais instruções por ciclo, desconsiderando outras evoluções na tecnologia dos processadores. O incremento no número de IPCs, por menor que seja, já possibilita saltos exponenciais de capacidade de processamento em CPUs com mesma frequência e contagem de núcleos.

Compre já seu processador Intel na Pichau

A Pichau conta com diversas opções disponíveis e várias promoções. Os processadores Intel no site abrangem tanto modelos de última geração focados em alta performance, como também linhas intermediárias em promoção. Acesse o site e encontre o melhor processador Intel na Pichau!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x