Na última terça-feira (09), a Intel realizou o Intel Vision 2024, evento da empresa focado em inteligência artificial. O responsável pela apresentação foi o CEO da empresa, Pat Gelsinger, que aproveitou a oportunidade para falar sobre o futuro da IA, apresentar o RAG, os processadores Xeon 6 e o Gaudi-3.
- Intel Anuncia Nova Onda De Demissões Visando Aumentar Lucro
- GPUs Intel Gaudi 3 São Apresentadas Com Desempenho Em IA Quatro Vezes Maior Do Que Gaudi 2
A conferência ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos e durou aproximadamente 1h30. O tempo foi usado para mostrar a perspectiva da empresa sobre o futuro da IA , que foi descrita como “o momento de maior revolução tecnológica da história“.
Logo de cara, Pat Gelsinger afirmou que a corporação criará duas novas subdivisões para lidar com IA, sendo elas a Intel Foundry e a Intel Products. A primeira das citadas focará nos sistemas de Inteligência Artificial, enquanto a segunda será responsável pelas plataformas modulares de IA (os serviços).
No mais, o CEO da empresa aproveitou para destacar a ferramenta de IA RAG (Retrieve Augmented Generation), que é um modelo LLM para facilitar o fluxo de trabalho de grandes corporações.
A RAG é capaz de realizar aprendizado em tempo real e, conforme divulgado por Gelsinger, é uma opção que se mantém constantemente atualizada através dos bancos de dados e dos ecossistemas das corporações.
Além disso, também foi divulgado que a Intel visa lançar um sistema aberto para fornecimento de blueprints de IAs, processo de certificação, testes e interaoperabilidade. A empresa destacou que corporações como a IBM e muitas outras apoiam a iniciativa, e afirmou, inclusive, que até a NVIDIA deve participar.
Por fim, Pat Gelsinger revelou também o Gaudi-3, processador para Data Center com foco em IAs que promete superar o NVIDIA H100.