Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Intel pode ser superada pela TSMC na fabricação de chips voltados para IA para a SoftBank

Empresa japonesa parece estar decidida a optar pela taiwanesa

0

De acordo com uma publicação do TechPowerUp desta sexta-feira (16), a Intel pode estar enfrentando mais um problema. Desta vez, a SotBank parece ter desistido de trabalhar com o time azul e agora negocia com a TSMC para a fabricação de chips para IA voltados para o Projeto Izanagi.

As informações foram inicialmente publicadas pelo Financial Times, que revela que a corporação japonesa desistiu dos comandados por Pat Gelsinger após os requisitos buscados pelo projeto não terem sido alcançados.

As fontes do jornal afirmam que a SoftBank atribui a culpa do fracasso na negociação à Intel, pois a fabricante não teria capacidade de atingir a demanda necessária em velocidade e volume de unidades de produção buscada pelos japoneses.

Todavia, o Data Center Dynamics publica que a TSMC pode também não atingir às exigências por falta de maquinário, haja vista que a gigante já opera quase que em capacidade máxima. Deste modo, pode ser que a SoftBanck volte a negociar com a azulzinha.

Intel Vision
Imagem: Intel/Reprodução

O que é o Projeto Izanagi?

O Projeto Izanagi é uma iniciativa da SoftBank Group que visa desenvolver e fabricar chips avançados para inteligência artificial (IA) que sejam capazes de rivalizar diretamente com a NVIDIA, que atualmente domina o setor. Anunciado em 2021, o plano tem como objetivo criar uma nova geração de chips que combinem alta eficiência de processamento com capacidade de executar tarefas complexas de IA.

Para que se tenha ideia, em fevereiro deste ano a corporação japonesa anunciou que pretendia levantar investimentos de até US$100 bilhões, cerca de R$560 bilhões na cotação atual, o que ilustra o quão grande deve ser a demanda de fabricação.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x