Ícone do site Pichau Arena

Intel: saiba mais sobre o novo supercomputador Aurora

Imagem: Divulgação/Intel

A Intel publicou nesta quinta-feira (22), uma nota sobre a conclusão da instalação do supercomputador Aurora, em colaboração com a HPE (Hewlett Packard Enterprise) e o Departamento de Energia dos EUA. A supermáquina foi projetada com objetivos de atender pesquisas com inteligência artificial, simulações e análise de dados em larga escala.

 

NVIDIA confirma que Geforce RTX 4060 é 20% mais rápida que RTX 3060

 

O sistema incorpora mais de 1.024 nós de armazenamento, fornecendo 220 petabytes (PB) de capacidade em 31 PBs de largura de banda total e aproveita a malha de alto desempenho HPE SlingshotO Aurora usa processadores e placa gráficas de série Intel Max.

O supercomputador atenderá necessidades de pesquisadores ao oferecer ferramentas para a exploração científica, que vai desde o combate às mudanças climáticas até a descoberta de curas para doenças mortais, que exigem tecnologias de computação avançadas em grande escala.

 

Imagem: Divulgação/Intel

 

O complexo sistema é formado por 166 racks, acomodando 64 lâminas de sistema, memórias e soluções de resfriamentos cada. Cada lâmina é um módulo contendo duas CPUs Intel Xeon Max Series e seis GPUs Intel Max Series. Ocupando um espaço equivalente a duas quadras de basquete profissional, o supercomputador está instalado no data center Argonne Leadership Computing Facility, em Illinois.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile