Na última quinta-feira (07), a Puget Systems publicou seu relatório anual de tendências de hardware, e revelou através dele que AMD e Intel se destacaram, mas em segmentos diferentes.
- Intel Apresentará Produtos De Nova Geração Na Computex 2024
- Conheça Os Novos Requisitos Da AMD Para Suporte Ao FreeSync Nos Monitores
Nos processadores para o consumidor comum, a Intel segue se destacando. É importante lembrar que a marca reverteu o mercado após o lançamento das CPUs Alder Lake de 12ª geração em 2021, e antes dessa data, a AMD dominava o setor com os chips Ryzen.
No mais, as gerações Raptor Lake e Raptor Lake Refresh seguem em vantagem em relação à série Ryzen 7000 da AMD. Os números divulgados pela Puget surpreendem: 80% dos consumidores preferem pedir seus computadores com processadores da Intel.
Todavia, no mercado de workstations a rival do time azul se destaca. A estratégia de substituir as CPUs Threadripper comuns pelas Threadripper PRO parece ter surtido efeito. As novidades possuem uma quantidade de núcleos superior, resultando em performance multi-threaded difícil de ser alcançada.
Por fim, é importante ressaltar que a pesquisa não explica os motivos da preferência. No entanto, no mercado de chips comum, o mais provável é que a exigência de memórias DDR5 nos AMD Ryzen limite as compras, uma vez que este padrão de RAM torna o hardware mais caro.