O novo chip Intel Processor N100, parte da linha Alder Lake-N, apresentou um grande salto de desempenho por núcleo em comparação aos antigos Celeron e Pentium, sem afetar a eficiência energética. Além disso, o chip é capaz de lidar com emulação de jogos antigos.
Nova RTX 4060 da NVIDIA deverá contar com uma GPU AD107 e mais
O canal do YouTube ETA Prime testou o mini PC MoreFine N9, um dos primeiros a usar o novo chip Intel Processor N100, que possui 4 núcleos e 4 threads baseados na microarquitetura Gracemont, sendo a mesma microarquitetura dos E-Cores de alta eficiência da 12ª geração Intel Alder Lake, em que o N100 tem 4 E-Cores que trabalham sozinhos, sem o auxílio dos P-Cores de alto desempenho.
O novo chip Intel Processor N100 suporta até 32 GB de RAM DDR4-3200, tem compatibilidade com SSDs M.2 NVMe PCIe 4.0 e conectividade avançada de alta velocidade com Wi-Fi 6. Sendo que, a GPU foi aprimorada e conta com 192 núcleos, trabalhando até 750 MHz.
Vale lembrar que o uso de RAM single-channel, especialmente DDR4, afeta a capacidade do processador em tarefas mais pesadas. Apesar disso, o teste realizado pelo canal ETA Prime impressionou.