De acordo com uma publicação do VideoCardz da última quarta-feira (04), a Intel anunciou recentemente uma colaboração estratégica com uma nova parceira, a ONIXX, para impulsionar o lançamento da próxima geração de GPUs da marca, Arc Battlemage.
A novidade, entretanto, chamou bastante atenção, haja vista que a nova aliada do Time Azul é, até o momento, uma corporação quase que totalmente desconhecida. Ao que tudo indica, a empresa misteriosa deve ser uma das responsáveis por construir versões customizadas das placas de vídeo.
- Intel Graphics Software: entenda como a novidade otimiza e eleva performance de GPUs
- Saída de Pat Gelsinger da Intel gera polêmica por valor milionário de rescisão
Quem é a ONIXX?
Embora os detalhes sobre a ONIXX sejam escassos, a organização parece desempenhar um papel importante na estratégia de fabricação ou suporte tecnológico da Intel para os chips da arquitetura Xe², que alimenta as placas Battlemage. A nova colaboração da azulzinha busca inserir a gigante de uma vez por toda no mercado de GPUs, que historicamente é dominado por NVIDIA e AMD.
Todavia, existe ainda mais um ponto que liga um sinal de alerta: o nome da nova parceira aparece diferente em documentos oficiais divulgados pela própria Intel. Na imagem acima, por exemplo, é possível ler ONIX, enquanto no trecho do documento abaixo o nome é citado como ONIXX.
No site chinês Benchlife, é possível encontrar um registro da “Onix Technology” em agosto deste ano, com suposta sede em Hong Kong. No mais, parece que a corporação está associada à Sapphire, nome mais conhecido no ramo. Sendo assim, a ONIXX (ou ONIX), provavelmente é algum braço da marca já consolidada.
O Que sabemos sobre as GPUs Battlemage?
As GPUs Arc Battlemage são a segunda geração da série Arc, sucessoras da linha Alchemist. Baseadas em uma arquitetura atualizada, as placas prometem melhorias importantes no desempenho, principalmente em jogos e aplicações que demandam alto processamento gráfico.
O foco também inclui melhor suporte a tecnologias como XeSS 2.0 para upscaling de imagem, além de otimizações na eficiência energética e na compatibilidade com jogos modernos.
A Intel já confirmou que a produção dos primeiros lotes está em andamento. Além disso, grande parte da equipe de desenvolvimento de GPUs está dedicada a este projeto, o que evidencia a preocupação do Time Azul em entregar um produto competitivo no mercado até o início de 2025.
Por fim, vale destacar que a eempresa está empenhada em elevar o padrão de suas GPUs, que não causaram boa impressão com a primeira geração, e desta vez mira concorrentes de médio e alto desempenho, como as placas NVIDIA RTX 4070 e 4080.