De acordo com publicação do VideoCardz desta segunda-feira (01), a Intel tem realizado reuniões com suas parceiras para detalhar o socket LGA-1851, visando preparar as fabricantes e distribuidoras.
A empresa vem aproveitando os eventos para mostrar um diagrama com as principais mudanças em relação à geração anterior.
- Desempenho Do Processador Intel Core Ultra 7 268V É Revelado Em Benchmark
- Vazamentos Revelam Que CPUs Intel Arrow Lake Terão Clock Superior À Linha Raptor Lake
Como é possível observar na imagem divulgada, os processadores Arrow Lake-S usarão 16 lanes Gen5 para gráficos e 4 adicionais para o armazenamento. A novidade será possível por conta da configuração PCI-Express.
Além disso, também chama atenção uma interface Gen4x4 ligada direto no processador, o que permitirá que os usuários conectem um SSD diretamente na CPU usando um padrão mais lento.
A ideia do time azul é sanar um problema para os usuários, tendo em vista que a nova estrutura evita a necessidade de uso das lanes Gen5 para a GPU e armazenamento.
No mais, vale destacar que os novos chips um controlador Thunderbolt 4 integrado, além de suporte para até quatro displays através do Arc Xe-LPG. Enquanto isso, as placas-mãe Intel 800 usarão as tecnologias DisplayPort 2.1 e HDMI 2.1.
Outro destaque fica com a presença das conexões USB 20G, 10G e 5G no chipset. Por fim, é importante ressaltar que os novos modelos eliminam a compatibilidade com o DDR4, oferecendo suporte apenas ao DDR5, padrão mais atual.