Ícone do site Pichau Arena

Intel e OBS firmam parceria para transmissão 8K nas Olimpíadas de Paris

Intel

Imagem: Reprodução/Intel

Na última quinta-feira (25), a Intel e o Olympic Broadcasting Services (OBS) anunciaram uma parceria para a realização a primeira transmissão Over-The-Top (OTT) em resolução 8K nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Para a ação, as empresas utilizarão processadores Xeon de 5ª geração aliados à placas de vídeo Arc, prometendo entregar uma experiência única, inovadora e de alta qualidade na visualização dos esportes.

Conforme divulgado, a intenção é revolucionar a tecnologia de transmissão ao vivo, transmitindo vários petabytes de conteúdo em resolução 8K.

Outro recurso importante para essa missão é a inteligência artificial, que será utilizada para garantir que a transmissão 8K chegue ao maior número de pessoas possíveis. Além das CPUs Xeon de 5ª geração citadas antes, a Intel também fara uso da 4ª geração (Sapphire Rapids).

Imagem: Reprodução/Intel

Como isso será feito?

A Intel desenvolverá uma tecnologia capaz de comprimir feeds ao vivo brutos, que chegam a 48 gigabits por segundo, reduzindo-os para apenas 40-60 megabits por segundo, facilitando a transmissão de conteúdo.

Além disso, câmeras de transmissão serão capazes de capturar conteúdo ao vivo em resolução 8K a 60 quadros por segundo em alta definição (HDR), com uma taxa de bits de 48 Gbps e 32 canais de áudio.

Utilizando um codificador “broadcast in a box” com os mais recentes processadores Xeon de 5ª geração, o conteúdo bruto será processado em menos de 400 milissegundos e distribuído pela internet em questão de segundos.

O processo de codificação será duplo, permitindo que PCs com processadores Intel Core i9 e unidades gráficas Arc, assim como laptops com processadores Core Ultra 9, decodifiquem o conteúdo em tempo real, exibindo o feed em TVs 8K.

Nosso objetivo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é dar um passo adiante para tornar o 8K mainstream. Assim, entregar streaming ao vivo de 8K usando tecnologias de codificação avançadas h.266/VVC que alcançam a maior qualidade com a menor taxa de bits possível em todo o mundo”, garante Revindra Velhal, estrategista global de tecnologia de conteúdo do time azul.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile