Em um short publicado no YouTube nesta segunda-feira (24), um usuário mostra rapidamente uma MSI Arc A310, indicando que as placas gráficas de entrada com baixo perfil da Intel não estarão limitadas às fabricantes chinesas. Os detalhes foram identificados pelo portal VideoCardz.
- Vazamentos revelam imagens da Sapphire NITRO Radeon RX 7900 GRE
- ASUS revela imagens oficiais de RTX 4090 Rog Strix EVA-02 Edition
Classificada como a opção mais básica na linha Arc Alchemist, a Intel Arc A310 é uma GPU de desktop de baixa potência que utiliza um núcleo de processador ACM-G11 reduzido. Apesar da performance não chegar perto das Arc A7, atende ao propósito de fornecer uma série econômica que complementa as CPUs Intel Core série F que não possuem gráficos integrados.
O modelo da MSI possui 6 Xe-Cores e está equipada com 4 GB de memória GDDR6 conectada a um barramento de 64 bits. Além disso, possui um limite de energia de 75 W e, como a placa não possui um conector de energia dedicado, depende apenas da energia fornecida pela conexão PCIe.
Contudo, a Arc A310 oferece alguns recursos notáveis encontrados no modelo Arc A380 mais poderoso, como codificação AV1 consistente e uma arquitetura de GPU relativamente atual. A placa vem sendo adotada lentamente pelas fabricantes, tendo marcas como Sparkle e Gigabyte oferecendo algumas poucas opções atualmente.