Na última sexta-feira (15), a Intel confirmou a produção do Intel Gaudi 3, novo acelerador de inteligências artificias que, conforme divulgado, chegará para disputar o mercado com a NVIDIA H100 e a AMD Instinct MI300X.
- Novos CPUs Intel Core Ultra 100 Apresentam Performance Superior Aos Ryzen 7000 Mobile
- AMD Torna FidelityFX Super Resolution 3.0.3 Uma Ferramenta Open-Source
O acelerador está sendo construído na arquitetura de 5 nm da TSMC, tornando-o até 1,5 vezes melhor que o seu antecessor, além de apresentar performance quatro vezes maior em BFloat16, duas vezes mais velocidade na execução e 50% a mais de capacidade de memória, conseguindo atingir 144 GB.
De acordo com a mídia taiwanesa, a intenção da novidade é apresentar uma performance em IA similar ao que é visto nas GPUs NVIDIA H100 e AMD Instinct MI300X.
Atualmente, a NVIDIA também utiliza o processo de 5 nm em seu acelerador. Enquanto isso, a AMD utiliza em seu modelo uma combinação de 5 nm e 6 nm. Sabe-se também que a Intel vem buscando empresas em Taiwan especializadas na produção de chips de inteligência artificial.
Por fim, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, confirmou na última semana que as previsões de lançamento para o Gaudi 3 seguem sendo 2024. Durante a apresentação da empresa na CES 2024 (Consumer Eletronics Show), o esperado é que sejam revelados mais detalhes sobre os próximos passos em IA.