De acordo com uma publicação do TechPowerUp desta sexta-feira (06), a Intel deu mais um passo importante na sua linha de GPUs Arc ao confirmar a conclusão da arquitetura Xe3 “Celestial”. Durante uma entrevista ao podcast The Full Nerd, conduzido pelo PCWorld, Tom Petersen, executivo da azulzinha, revelou que o design base da Xe3 está completo.
Segundo Petersen, “os arquitetos estão à frente do nosso cronograma. Eles já estão trabalhando não apenas no próximo projeto, mas no que vem depois dele”. Com isso, podemos assumir que o time de hardware já concentra seus esforços na próxima geração, a Xe4 “Druid”, enquanto a equipe de software continua desenvolvendo otimizações para suportar a Xe3 e a Xe2 “Battlemage”.
- Placas de vídeo da Intel ganham força com nova parceria secreta
- Intel Graphics Software: entenda como a novidade otimiza e eleva performance de GPUs
Detalhes técnicos e cronograma de lançamento
A base da arquitetura Xe3 inclui avanços bem interessantes, como motores de mídia, núcleos Xe, motores de matriz XMX e tecnologias para Ray Tracing. Todos os elementos citados já estão desenhados e, muito provavelmente, apenas aguardam processos de fabricação experimental.
Em paralelo, o software necessário para maximizar o desempenho da Xe3 está em desenvolvimento, o que deve assegurar maior eficiência no lançamento de futuras gerações de GPUs.
É importante destacar que a Intel tem adotado uma estratégia de cadência mais rigorosa para seus lançamentos, buscando atualizar suas linhas de produtos em intervalos menores. Com essa abordagem, a corporação visa tornar as GPUs Arc mais competitivas, com lançamentos previstos para 2025, iniciando pela Xe3.
Todas as últimas movimentações do Time Azul deixam clara a intenção de estabelecer uma presença sólida no mercado de GPUs para jogos e computação gráfica, um segmento atualmente dominado por NVIDIA e AMD. Com a Xe3 concluída e a Xe4 já em fase de planejamento, a empres quer se consolidar de uma vez por todas como um dos grandes nomes do segmento de GPUs dedicadas.