De acordo com uma publicação do VideoCardz da última quinta-feira (01), a Intel confirmou os rumores e anunciou a demissão de 15% de sua força de trabalho mundial, número que pode ser traduzido como cerca de 15 mil funcionários sendo desligados.
O time azul justifica a medida como parte de uma “estratégia de transformação”. Conforme divulgado, o plano foi feito pensando no futuro e, já a partir de 2024, o corte será de aproximadamente R$60 bilhões, com expectativa de aumento para os próximos anos.
- Crise? Rumores afirmam que Intel deve demitir milhares de funcionários em busca de recuperação
- Possível ação coletiva contra Intel por instabilidades em CPUs Raptor Lake ganha atenção
Os departamentos mais afetados são: marketing, administrativo e pesquisa e desenvolvimento. No mais, a Intel deve cortar mais alguns bilhões de dólares até 2026.
É importante destacar que, do total de 15 mil funcionários demitidos, a maioria deve deixar a empresa no curto prazo, saindo ainda este ano. Enquanto isso, os demais estão com suas partidas marcadas para 2025.
Por mais que a corporação tenha lançado novos produtos e melhorado seus processos de produção, o próprio Pat Gelsinger, CEO da marca, define o segundo trimestre como “decepcionante”, haja vista que o período foi fechado em queda.
“Nosso desempenho financeiro no segundo trimestre foi decepcionante, mesmo atingindo os marcos chaves de tecnologia de produtos e processos“, afirma o executivo.