De acordo com uma notícia publicada pelo WCCFTech nesta segunda-feira (06), a Intel solicitou que suas parceiras comerciais implementem a configuração padrão de BIOS em processadores da marca de 13ª e 14ª geração.
A intenção da fabricante é evitar que os problemas que vêm sendo reportados por usuários nas últimas semanas continuem acontecendo. Os bugs observados envolvem instabilidade, crashes de jogos e erros de memória de vídeo.
- Rumores Apontam Para Seis Modelos De Processadores Intel Core Ultra 200
- Intel Atribui Problemas Em Processadores À Placas-Mãe “Agressivas”
O movimento da empresa busca estabelecer um padrão na comunidade, no qual as recomendações da Intel devem ser adotadas. Com as BIOS atuais, no entanto, é fato que os processadores Raptor Lake e Raptor Lake Refresh têm um salto de performance, e alterar para o padrão deve regredir um pouco o desempenho.
Vale lembrar, inclusive, que configuração “Extreme” já estava presente na maioria das BIOS dos chips de 13ª e 14ª geração. O recurso é apontado pela Intel como responsável por aumentar o limite de consumo de energia, o que por sua vez causa instabilidade.
Por isso, estavam sendo observados diversos crashes em jogos, aplicativos e, em casos mais extremos, a alteração causava até mesmo a conhecida “Tela Azul”.
Foi revelado ainda que a Intel determina que as fabricantes parceiras adotem ao padrão até 31 de maio de 2024. No mais, a corporação deve se pronunciar publicamente em 15 de maio, falando especificamente sobre as questões e evidenciando soluções.
Confira abaixo as declarações da empresa comandada por Pat Gelsinger:
“A Intel solicita que até o fim do mês, fabricantes de placas-mãe providenciam aos usuários finais um perfil padrão de BIOS que esteja de acordo com as configurações recomendadas.
* Nome sugerido de perfil “Intel Default Settings”.
“Intel pede aos consumidores que implementem o perfil “Intel Default Settings” como padrão da BIOS até 31 de maio de 2024. A Intel alerta fortemente que os consumidores alterem a configuração padrão de BIOS para garantir as operações de acordo com nossas configurações recomendadas”.