Ícone do site Pichau Arena

Intel acelerou produção de chips de semanas para minutos através da IA

Intel

Imagem: Intel/Reprodução

Conforme publicado pelo Tom’s Hardware nesta terça-feira (16), a Intel otimizou a produção de chips, que antes levavam cerca de seis semanas para serem finalizados, e agora são necessários apenas alguns minutos.

A empresa conseguiu esse feito através da inteligência artificial, e usa o recurso para produzir o design dos modelos mais atuais, que devem estrear em CPUs topo de linha nos próximos anos.

A ideia é utilizar a IA para otimizar o layout dos SoC, o que diminui consideravelmente o tempo de fábrica. Para que se tenha uma ideia, a tecnologia é a responsável, por exemplo, pela nova localização do sensor térmico dos processadores da linha Meteor Lake.

Imagem: Intel/Reprodução

No mais, a Intel divulgou também que planeja expandir o uso do recurso para outras áreas, como I/O de alta velocidade, eficiência energética, produção de amostras de produtos e otimizações de aproveitamento de espaço nos chips. A produção das CPUs Arrow Lake e Lunar Lake, inclusive, deve ser impactada.

A corporação afirmou também que optou por iniciar os testes em uma área amostral e confortável, o que explica o uso das ferramentas somente com o design térmico das CPUs Meteor Lake até o momento.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile