De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware do último sábado (15), a Intel ainda não encontrou a causa dos problemas que têm sido observados em processadores Core i9 baseados em Raptor Lake de 13ª e 14ª geração.
O pronunciamento da empresa foi realizado após alguns rumores afirmarem que os bugs seriam corrigidos em breve através de um patch de atualização.
- Placa-Mãe Pichau Alphard B760M-T: Custo-Benefício Para Processador Intel
- Computex: Intel Revela Que Aceleradores Gaudi 3 Custarão Metade Do Preço Das GPUs NVIDIA B100
A informação inicial de que a Intel corrigiria os problemas foi dada pelo famoso site alemão Igor’s Lab. Todavia, a corporação da Pat Gelsinger emitiu uma declaração oficial ao Tom’ Hardware. Confira:
“Ao contrário de rumores recentes na mídia, a Intel não encontrou a raiz do problema e continua, com seus parceiros, a investigar os reports de usuários a respeito de problemas de instabilidade em processadores desktop destravados Intel Core de 13ª e 14ª gerações (K/KF/KS).”
É importante destacar que a fabricante revela que, assim como apontou o Igor’s Lab, realmente havia um erro no código do eTVB que foi corrigido. Todavia, esta não era a causa raiz do problema.
Sendo assim, os bugs que envolvem casos de perda de performance, erro de memória de vídeo, crashes em jogo ou falha ao iniciar determinados aplicativos do computador seguem sendo observados.
As instabilidades são percebidas principalmente em workloads exigentes, caso por exemplo dos jogos produzidos em Unreal Engine 5. Além disso, em tarefas de compilação de sombreamento, que também exigem muito do processador e das GPUs, problemas também podem ser notados.