De acordo com uma publicação do VideoCardz da última quinta-feira (28), a Intel está se preparando para revelar sua próxima geração de GPUs, Arc Battlemage, com novos rumores indicando que o anúncio pode ocorrer em 3 de dezembro.
As placas são a segunda geração de GPUs dedicadas do time azul, sendo baseadas na arquitetura Xe2 e prometendo avanços no desempenho e eficiência energética, além de um foco no mercado de placas de entrada e intermediárias.
- Montamos um PC Gamer custo-benefício com o Intel Core i3-13100
- Alemanha planeja €2 bilhões em subsídios para setor de chips após atrasos da fábrica da Intel
A missão do Xe2 é suceder a atual Alchemist (Xe). Entre os destaques, espera-se melhorias em inteligência artificial, Ray Tracing e suporte aprimorado para jogos em 1080p e 1440p. No mais, fontes sugerem que os primeiros lançamentos incluirão modelos como a Arc B580, equipada com memória GDDR6 de 12 GB e interface PCIe 5.0.
Embora a Intel tenha inicialmente considerado um lançamento para 2025, especulações recentes apontam para uma antecipação, possivelmente para criar um impacto antes das revelações da AMD e NVIDIA na CES 2025.
A estratégia pode envolver um “lançamento de papel” inicial, com disponibilidade limitada de estoque, com a chegada dos chips em 12 de dezembro, nove dias após o anúncio. A linha Arc Battlemage deve competir no segmento de entrada, no qual opções acessíveis estão em falta.
Impacto no mercado
O lançamento da Battlemage pode revitalizar o segmento de GPUs econômicas, desafiando NVIDIA e AMD, que têm focado em placas premium. Modelos intermediários como a RX 6600, frequentemente utilizados como referência no setor, enfrentam concorrência de uma nova solução de custo-benefício que pode atrair gamers com orçamentos restritos.
Sendo assim, caso os rumores se confirmem, o mercado de GPUs pode ser beneficiado, testemunhando uma concorrência mais acirrada, o que por sua vez é uma vantagem grande para os consumidores.