Intel anuncia Raptor Lake Refresh, 14ª geração de processadores Intel Core para desktop
Como o nome sugere, nova geração é um refresh dos Raptor Lake, processadores de 13ª geração
Após muitos vazamentos e especulações, a Intel finalmente anunciou nesta segunda-feira (16), sua nova linha de processadores Intel Core para desktops, chamada de Raptor Lake Refresh. Os CPUs representam a 14ª geração da fabricante e trazem poucas evoluções em relação aos seus antecessores.
- Driver beta da AMD permite que gerador de quadros seja ativado em todos os jogos DX11/12
- NVIDIA adiciona 23 novos jogos ao GeForce Now
O processo de fabricação continuará sendo o Intel 7, entretanto, haverá um aumento nas frequências, aumento na quantidade de núcleos de alguns modelos e uso de aprimoramento de software e inteligência artificial para ganhos de performance.
Os clocks dos processadores também serão maiores, uma vez que os chips estão aquecendo menos, consumindo menos e operando de maneira mais estável mesmo em frequências maiores. Sendo assim, os Raptor Lake Refresh contam com clocks de até 6 GHz de fábrica e podem atingir valores superiores com overclock.
Na nova geração, os Core i7 passaram a ter 20 núcleos e 28 threads, enquanto seus antecessores possuem 16 núcleos e 24 threads. O restante da linha permanece inalterada, com até 24 núcleos e 32 threads.
Os CPUs apresentam o soquete LGA 1700, o que significa que serão compatíveis com as placas-mãe chipset 600 e 700.
De acordo com a Intel, os principais ganhos de performance acontecem no Intel Core i7 que, surpreendentemente, parece levar vantagem até mesmo sobre o processador topo de linha da rival AMD, o Ryzen 9 7950X3D. Todavia, é importante aguardar testes práticos dos usuários para confirmar estes dados.