Os processadores escaláveis Intel Xeon, mais conhecidos como Ice Lake, tiveram sua 3ª geração lançada oficialmente pela Intel. São projetados em 10 nanômetros e, de acordo com a fabricante, tiveram suas performances em Inteligência Artificial e datacenters aprimoradas.
Para ciclos de trabalhos em datacenters, a melhora foi, em média, de incríveis 46% quando comparamos à gerações anteriores. A novidade conta com novas tecnologias interessantes, caso por exemplo do Intel SGX, que é responsável por questões de segurança, e do Intel Crypto Acceleration e Intel DL Boost, que aceleram processos de Inteligência Artificial.
Na nova geração de processadores Xeon, a Intel foi capaz de implementar até 40 núcleos por CPU, o que faz com que a performance aumente 2.65x quando comparada a um modelo 5 anos mais velho que a novidade.
Todavia, o mais impressionante acontece na área de Inteligência Artificial. Segundo a Intel a nova geração consegue obter até 50% a mais de performance que seu principal concorrente, o AMD Epyc 7763. Além disso, é capaz ainda de entregar 30% mais performance versus a Nvidia A100.
Por fim, é importante ressaltar que esse é um processador focado para datacenters e, por isso, conta com suporte a mais de 500 softwares prontos para implementação. Para mais informações, clique aqui.
Confira também: Steam Charts mostra que RTX 3070 está voltando aos gamers