Pat Gelsinger, CEO da Intel desde janeiro desse ano, fez mais um anúncio interessante que reflete diretamente no futuro da empresa. Após afirmar que a companhia concorrerá diretamente com a TSCM na produção de chips para suprir a demanda interna e abastecer outras empresas do mercado, Pat divulgou ainda que o Meteor Lake, primeiro CPU de 7nm da Intel, estará no mercado em 2023.
O comunicado foi feito durante o evento Intel Unleashed: Engineering the Future. Vale lembrar que a gigante vinha tendo dificuldades no desenvolvimento desses processadores e, por isso, o lançamento foi adiado em quase um ano.
De acordo com o CEO, a CPU está em “Tape In”, ou seja, fase de testes onde todos os componentes são colocados juntos pela primeira vez e que precede o processo final de manufatura.
O Meteor Lake será o primeiro processador de desktop que fará uso da tecnologia Forevus, conseguindo assim empilhar componentes. Desta forma, a CPU é otimizada, uma vez que utilizará menos espaço, energia e, além disso, a comunicação entre os chips é melhorada. Segundo Pat Gelsinger, essa é a vantagem competitiva do Meteor Lake para seus concorrentes.
Todavia, o cenário não é o mais favorável à Intel, visto que a AMD está a frente em seu processo de produção. A concorrente espera lançar seu processador de 5nm, o EPYC Genoa até, no máximo, o final de 2022. Por isso, a Intel anunciou que parte da produção das CPUs será terceirizada e feita pela TSCM, empresa líder quase unânime na fabricação de semicondutores.
Confira também: Rumores Afirmam Que RTX 3080 Ti Chegará Em Maio