Ícone do site Pichau Arena

Intel adia lançamento dos processadores Core Ultra 200: o que isso significa?

Intel Core

Imagem: Intel

De acordo com uma publicação do WCCFTech desta terça-feira (10), a Intel anunciou o adiamento do lançamento de sua linha de processadores Core Ultra 200, que estava previsto para o dia 17 de outubro de 2024. Agora, as CPUs chegarão uma semana depois, estando prometidas para 24 de outubro.

O time azul não revelou um motivo claro para o atraso, mas é possível que o adiamento esteja relacionado a ajustes na nova arquitetura Arrow Lake-S. As novidades prometem ganhos de desempenho, com foco em núcleos de alta eficiência e novas capacidades de inteligência artificial (IA) dedicadas

A apresentação oficial das novidades, no entanto, permanece inalterada e continua marcada para 10 de outubro de 2025. É importante lembrar que os chips devem ter muitas mudanças, sendo construídos na nova microarquitetura Lion Cove para os núcleos de desempenho e Skymont para os núcleos de eficiência.

Com isso, o desempenho multithread deve ter um aumento, além de uma melhoria também na eficiência energética. Ambas as características são importantíssimas nas tarefas modernas e jogos de alta performance.

Imagem: Reprodução/Intel

Outro aspecto interessante da nova geração é a integração de uma unidade de processamento neural (NPU), que otimiza tarefas de IA diretamente no processador. No entanto, há um certo ceticismo da comunidade em torno da utilidade dessas NPUs em desktops, pois, até o momento, o processamento de IA tem sido tradicionalmente alocado para GPUs​.

No mais, o atraso no lançamento pode ser uma manobra estratégica para melhorar o produto antes de seu lançamento oficial, já que a Intel enfrenta forte concorrência da AMD, com sua linha Ryzen 9000X3D.

Cinco SKUs são esperados para 17 de outubro

Ao todo, cinco modelos devem chegar nessa primeira leva em 17 de outubro. Conheça abaixo quais são e suas principais especificações:

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile