De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware da última quinta-feira (18), novos relatos mostram que os problemas de instabilidade inicialmente observados em desktops e servidores equipados com processadores Intel de 13ª e 14ª geração se expandiram e agora atingem também os notebooks.
O primeiro relato foi feito no Reddit por um desenvolvedor da Alderon Games. Segundo a publicação, a empresa vem enfrentando problemas em dispositivos mobile que usam as CPUs do time azul.
- Vazamento Aponta Para CPU Intel Core Ultra 9 285K Com 5.7 GHz De Boost Clock
- Processadores AMD Ryzen 9000 Superam Performance Em Jogos De CPUs Intel Raptor Lake
Comment
byu/MoonStache from discussion
inhardware
“Sim, nós tivemos vários notebooks que apresentaram falhas com os mesmos crashes. É só um pouco mais raro de acontecer do que as falhas que vemos nas CPUs para desktop“, afirma o post.
Vale lembrar que a maioria das especulações apontava para a instabilidade sendo causada por problemas no SoC LGA-1700. Entretanto, a teoria perde um pouco de força com as novidades mostradas pelo desenvolvedor, que revelou ainda em comentários da publicação que quase todos os chips Raptor Lake usados pela corporação travavam.
Intel vem enfrentando dificuldades para encontrar causa e solução
É importante destacar que apesar de as instabilidades não terem surgido recentemente e já virem se arrastando há meses, a Intel ainda não sabe a causa do problema, o que significa que também não tem uma solução.
Neste momento, a corporação atua com atualizações no microcódigo visando frear o alto consumo de energia, além de realizar também alterações BIOS e atualizações para correção de bugs com eTVB. Todavia, nenhuma das medidas surtiu o efeito esperado e acabou com os problemas.