De acordo com uma publicação do WCCFTech desta quarta-feira (14), as startups chinesas estão preferindo utilizar a RTX 4090 para uso profissional em IA, ao invés de utilizarem as GPUs H20, preparadas especificamente para este propósito.
A informação foi revelada através de reports do país asiático, que informa que a relação custo-benefício das placas de vídeo gamer tem feito mais sentido do que o mesmo indicador nos chips focados em inteligência artificial.
- NVIDIA Blackwell: O Que Podemos Esperar Da Próxima Geração De GPUs?
- Servidores NVIDIA Blackwell Para IA Enfrentam Escassez De Componentes
É importante lembrar que a China sofre com sanções estadunidenses há mais de um ano, o que obriga os locais a buscarem alternativas. As proibições incluem a restrição de envio de tecnologia de ponta para a nação, sendo que a própria H20 encontrada no território é uma versão modificada da H100, construída pela NVIDIA somente para suprir a demanda local.
Todavia, mesmo que “nerfadas”, as H20 continuam sendo uma opção consideravelmente cara por conta de seu propósito. Os aceleradores tem sido preferidos somente pelas gigantes chinesas, como Alibaba, Tencent e Baidu.
E a RTX 4090D?
Vale ressaltar também que a NVIDIA chegou a criar uma versão alternativa da RTX 4090, com o sufixo “D”, somente para o país asiático, haja vista que o modelo normal é proibido por lá. Entretanto, não é nada difícil encontrar o chip original no mercado ilegal do país e, mesmo sendo mais caro, ainda continua compensando.
Os reports apontam ainda que mesmo a 4090D tem sido a escolhida perante os aceleradores H20 em startups. No mais, os chineses tem feito modificações na versão adaptada para o mercado, adicionando mais memória e tornando a placa melhor para usos em IA.