De acordo com uma publicação do WCCFTech desta terça-feira (13), a NVIDIA vem enfrentando problemas de escassez de componentes na fabricação de seus servidores NVIDIA Blackwell para IA.
Conforme mostra o Taiwan Economic Daily, alguns componentes considerados essenciais estão em falta, o que está afetando diretamente o cronograma de envio, que por sua vez compromete fornecedores como a Foxconn e Wistron.
- NVIDIA Espera Vender 55% Mais GPUs Topo De Linha Em 2025
- NVIDIA Blackwell: O Que Podemos Esperar Da Próxima Geração De GPUs?
O resfriamento líquido dos servidores GB200 é um dos que mais vem enfrentando problemas. Isso acontece porque um dos mecanismos utilizados na fabricação se encontra em falta no mercado, sendo que até mesmo uma fila de espera para aquisição do produto já foi criada.
No mais, o Taiwan Economic Daily usa uma pesquisa do Bank of America para revelar que a NVIDIA já tem planos para caso a escassez do mercado chegue a afetar o lançamento dos servidores da arquitetura “Blackwell”. Segundo o site, a empresa planeja promover os produtos da linha Hopper, como as GPUs H200, para suprir a demanda temporariamente.
É importante destacar que a corporação comandada por Jensen Huang ainda não se manifestou sobre o tema, então não se sabe até que ponto a fabricação está sendo afetada pela falta de componentes. Todavia, existe a possibilidade também de uma quantidade limitada de servidores chegando às indústrias no último trimestre deste ano.
Até o momento, a NVIDIA não alterou em nada a previsão de produção dos “Blackwell” B200, mantendo o lançamento para o fim de 2024. No entanto, a verdinha deixa claro que espera um aumento de vendas e receitas para 2025.