De acordo com uma publicação do The Verge da última semana, a NVIDIA e a Microsoft estão enfrentando um processo judicial movido pela startup de tecnologia Xockets, fundada pelo cofundador do Yahoo e CTO da Intel, que acusa ambas as empresas de violação de patentes e práticas anticoncorrenciais relacionadas ao uso de sua tecnologia de Unidades de Processamento de Dados (DPUs).
A ação, que foi apresentada em setembro de 2024 em um tribunal federal no Texas, nos Estados Unidos, alega que as duas gigantes da tecnologia infringiram patentes e formaram um “cartel ilegal” para evitar pagar um preço justo pela novidade desenvolvida pela startup.
- Desenvolvimento De GPUs NVIDIA GeForce RTX 5090 E RTX 5080 Chega Ao Estágio Final
- NVIDIA Perde US$279 Bilhões Em Um Único Dia E Apresenta Maior Desvalorização Da História
A Xockets, fundada em 2012, alega que suas patentes relacionadas a DPUs foram inicialmente violadas pela Mellanox, uma empresa de redes adquirida pela NVIDIA em 2020. A partir dessa aquisição, a verdinha teria usado a tecnologia da startup em produtos como os chips BlueField, ConnectX e NVLink Switch, que são fundamentais para servidores com GPUs e voltados para inteligência artificial (IA).
Além da organização comandada por Jensen Huang, a Microsoft também foi incluída no processo, acusada de se beneficiar diretamente da violação de patentes por meio de seu acesso privilegiado às tecnologias do time verde para uso em suas plataformas de IA.
A Xockets afirma que as ações da dona do Windows ajudaram a consolidar seu domínio no mercado de plataformas habilitadas por IA, enquanto a NVIDIA teria monopolizado o mercado de servidores com GPUs baseados em IA.
O processo cita ainda a RPX, uma empresa de gestão de riscos de patentes, acusada de atuar como intermediária no suposto esquema anticoncorrencial. A startup alega que a RPX foi formada a pedido de grandes empresas de tecnologia para facilitar a criação de “cartéis de compradores de propriedade intelectual“, o que teria prejudicado as negociações de licenciamento justo.
O que pode acontecer com a NVIDIA e a Microsoft?
Segundo os documentos, a Xockets busca compensação financeira pelos danos causados pela suposta violação de suas patentes e pede que o tribunal bloqueie a venda dos produtos da NVIDIA que utilizam a tecnologia infringida, como a aguardada família de chips Blackwell.
No mais, a startup também solicita que a Microsoft seja impedida de usar esses produtos em seus sistemas de IA generativa. Até o momento, tanto a verdinha quanto a dona do Windows se recusaram a comentar as acusações.
Por fim, é importante destacar que o impacto dessa disputa pode ser muito grande, especialmente considerando a crescente importância das DPUs no mercado de IA, setor no qual a NVIDIA se consolidou como a principal fornecedora de hardware.