Ícone do site Pichau Arena

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, afirma que inteligência artificial redefiniu a computação gráfica

GTC

Imagem: Divulgação/NVIDIA

De acordo com uma publicação do EuroGamer desta terça-feira (17), o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, afirmou que não há mais como realizar gráficos sem o uso de inteligência artificial (IA).

A fala ocorreu durante o evento “Goldman Sachs Communacopia + Technology”, no qual Huang destacou a importância da IA na criação de imagens e processamento gráfico, e garantiu que o recurso está redefinindo a maneira como jogos, filmes e até simulações científicas são desenvolvidos. O executivo argumenta que a IA passou de uma ferramenta adicional para um componente essencial.

Segundo Huang, os avanços na área não estão apenas acelerando o processo de desenvolvimento de gráficos, mas também permitindo novas formas de visualização que antes eram impensáveis. O CEO da verdinha exemplificou o uso de técnicas como o Ray Tracing, que combinadas com algoritmos de IA, melhoram drasticamente a qualidade visual, enquanto reduzem a quantidade de recursos necessários para renderizar imagens realistas.

Não é mais possível fazer computação gráfica sem Inteligência Artificial. Calculamos um pixel e inferimos os outros 32. Quero dizer, é incrível. Assim, alucinamos, por assim dizer, os outros 32, e eles parecem temporalmente estáveis, parecem fotorrealistas, e a qualidade da imagem é incrível, o desempenho é incrível“, afirma Jensen.

Foto: Reprodução/NVIDIA

O líder da NVIDIA destacou ainda que a IA já está presente em várias partes do pipeline de desenvolvimento gráfico, desde o design até a renderização final, tornando o processo muito mais eficiente. “A IA não apenas faz parte do nosso processo, ela define os limites do que é possível criar“, disse Huang, mencionando como as GPUs do time verde estão sendo projetadas para alavancar o uso de IA em tempo real.

IA deve impactar em outras áreas

Um dos exemplos mais notáveis dessa revolução tecnológica é o DLSS (Deep Learning Super Sampling), uma tecnologia criada pela NVIDIA que utiliza redes neurais para aumentar a resolução de imagens em jogos, oferecendo mais detalhes sem comprometer o desempenho. O DLSS tem sido amplamente adotado pela indústria de jogos, mostrando como a IA pode trazer benefícios diretos para os usuários finais.

Além do setor de entretenimento, Huang afirmou que a IA será essencial para outras áreas, como simulações científicas e a criação de mundos virtuais imersivos. O impacto da inteligência artificial no processamento gráfico vai muito além de simples melhorias visuais, e está transformando a maneira como os criadores de conteúdo interagem com suas ferramentas e redefinindo o que é possível dentro do universo digital.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile