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IA no Jornalismo: Inovação, Desconfiança e o Futuro da Notícia

Reprodução: midia.market

As Inteligências Artificiais (IA) estão transformando o jornalismo. Seja as tarefas de bastidores, ou seja a criação de conteúdo, IAs estão presentes em grande parte do processo jornalístico ao redor do mundo.

O artigo a seguir resume uma pesquisa publicada pela Reuters sobre a percepção do público quanto ao uso de IA nas produções de notícias, destacando as oportunidades de uso, desafios, e principalmente, a importância de transparência do meio, quanto ao uso de IA.

 

Consciência pública e nível de conforto

O uso da IA no jornalismo levanta importantes questões sobre a confiança do público, principalmente em um contexto de desconfiança com as mídias de notícia em diversos países. A transparência sobre o uso de IA na produção de notícias é fundamental para manter a credibilidade dos meios, e evitar a propagação de fake news ou informações distorcidas.

Apesar do crescente uso de IAs e ferramentes como ChatGPT e Gemini, a pesquisa indica que a consciência pública sobre a tecnologia ainda é baixa (45% das pessoas possuem conhecimento moderado a alto), sendo este número em sua maior parte jovens, homens e pessoas com escolaridade.

É justamente essa parcela, de pessoas com conhecimento sobre IA, que tende a demonstrar maior conforto no seu uso aplicado ao jornalismo. Contudo, a desconfiança e o medo em relação à IA são comuns, especialmente entre os menos familiarizados com a tecnologia.

Reprodução: reutersinstitute.politics.ox.ac.uk

Porém, a pesquisa indica que apenas 36% dos entrevistados sentem-se confortáveis com notícias feitas por humanos, com auxílio da IA, e 19% com notícias geradas por IA, a partir da supervisão humana. Ou seja, o público tende a se sentir mais confortável com o uso de IA nos bastidores da notícia, do que com a produção de conteúdo em si.

Enquanto as tarefas de apoio à pratica jornalística são bem vistas, a criação de conteúdo diretamente produzido por IA e consumido pelo público, gera resistência. Principalmente, se esse conteúdo for texto, imagens ou vídeos, por conta do potencial manipulativo e de desinformação dessas ferramentas.

Outro fator importante para a aceitação do público com relação ao uso de IA, reside na confiança ao veículo de comunicação. Isso é, a maior parte do público que aceitaria IA como parte da produção midiática, diz ter maior confiança nos casos em que já conhecem a reputação e prestígio da mídia envolvida.

Reprodução: reutersinstitute.politics.ox.ac.uk

Aplicações de IA ao jornalismo

A pesquisa também identificou três níveis de aplicação de IA no jornalismo:

 

Transparência e confiança: o futuro da IA no jornalismo

A transparência na divulgação do usa de IA é considerada essencial por parte dos entrevistados. Em vista que, para manter a confiança dos leitores, o uso deve ser pautado com ética e responsabilidade, a transparência entra como uma parte de sinceridade da mídia para com os leitores.

Assim, a divulgação do uso de IA na produção das notícias é crucial, mas exige equilíbrio. O excesso de informações, ou a falta de clareza, podem afastar o público enquanto a omissão dessa informação é prejudicial à confiança dos leitores.

À medida que a tecnologia evolui, o público familiariza-se com as aplicações da IA, mas o diálogo e a colaboração entre jornalistas, desenvolvedores e leitores, serão essenciais para moldar o futuro da comunicação informativa.

No entanto, a ênfase na supervisão humana, e a compreensão de que a automação completa da atividade jornalística por meio de IA, são o caminho para alinhar as tendências do uso da IA à um jornalismo ético e saudável. Garantindo que a IA seja uma ferramenta a serviço do jornalismo, e não um substituto para o julgamento e a sensibilidade humana sobre as notícias.

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