De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (28), a Amazon pretende competir com a NVIDIA no mercado de chips para inteligência artificial (IA). Para isso, a empresa está buscando desenvolver hardware próprio com a proposta de ser mais rápido e mais barato do que as soluções da verdinha.
Conforme publicou a Reuters, em Austin, no Texas, os engenheiros da corporação de Jeff Bezos já trabalham em um design inédito e, até o momento, secreto. Ao que tudo indica, este não é o único modelo, e os funcionários da organização atuam também no desenvolvimento de alternativas.
- Vazamento na Amazon canadense revela preço do Ryzen 5 9600X antecipadamente, confira
- OpenAI, dona do ChatGPT, estuda romper parceria com NVIDIA e investir em chips próprios
A Amazon planeja usar a tecnologia para alimentar os servidores do Amazon Web Services (AWS), o que beneficiaria a empresa e seus clientes que utilizam o recurso.
É importante destacar que alguns executivos da corporação afirmam que os próprios clientes têm solicitado outras opções além da NVIDIA.
Trainium e Inferentia
No mais, as informações apontam para Trainium e Inferentia como os nomes dos novos chips que estão sendo desenvolvidos pela Amazon. Atualmente, a gigante utiliza em seus servidores o Graviton.
Por mais que não seja otimizado para IA, o hardware usado tem apresentado uma performance muito interessante, superando até mesmo os processadores Intel Xeon em diversos cenários.
“A oferta é de até 40%, 50% em alguns casos, de performance e preço melhorados. Então eles serão metade do preço quando comparados ao mesmo modelo da NVIDIA”, garante David Brown, vice-presidente de computação e redes da AWS.