De acordo com uma publicação do VideoCardz desta terça-feira (23), a Intel lançou oficialmente a primeira versão do AI Playground, sua nova tecnologia que combina o uso das GPUs Arc e da inteligência artificial para gerar imagens.
A novidade é gratuita e open-source, ou seja, é um aplicativo que tem seu código aberto e disponível para qualquer pessoa que pretende modificar o software, permitindo, por exemplo, uma experiência personalizada e diferentes modelos para necessidades distintas. No momento, o recurso chega somente para Windows.
- Intel Afirma Que Processadores Raptor Lake Mobile Não Estão Sendo Afetados Pelas Instabilidades Vistas Nos Modelos Desktop
- Instabilidade Em Processadores Intel De 13ª E 14ª Geração Se Expande Aos Notebooks
A Intel afirma que o app é feito para os iniciantes, contando com várias funções automatizadas para geração de imagens e textos que usam a IA de maneira simples. O time azul informa ainda que para aqueles que quiserem explorar um pouco mais, será possível customizar as configurações, o que aumenta a quantidade de recursos disponíveis.
No mais, para usar o Intel AI Playground será necessário uma placa de vídeo Arc dedicada com no mínimo 8GB de VRAM. Em relação aos processadores Core Ultra “H”, que contam com gráficos integrados, a fabricante informa que o suporte será adicionado em breve.
Vale ressaltar ainda que o lançamento já chega com suporte a modelos como o Stable Diffusion 1.5 e SDXL para inteligência artificial generativa, além de permitir também o download de outras personalizações.
Por fim, o AI Playground já é instalado com um pacote de IAs generativas, como a Automatic1111 e a LM Studio. Um chatbot que responde perguntas e resume documentos também está incluso.
Baixe aqui a Intel AI Playground