Reproduzir filmes, séries e jogos na melhor qualidade possível é o desejo de muitas pessoas que buscam um bom monitor, principalmente os gamers. Afinal, jogar com alta taxa de atualização faz uma grande diferença. Este recurso é medido pelo Hertz (Hz), quanto maior essa taxa, melhor a imagem reproduzida pelo periférico.
O que é Hertz no monitor?
O Hertz é a unidade de medida utilizada para medir a taxa de atualização das telas não só de monitores, mas também de smart TVs e celulares. A partir dela é possível analisar a frequência com que o aparelho reproduz imagens. No caso dos monitores, o Hz pode variar de 60 a 480 Hz.
Porém, além de um bom monitor, é importante que o computador suporte oferecer a taxa de atualização do sistema. Logo, para que o monitor conclua a exibição de imagens é preciso que CPU e GPU possam realizar esse processo rapidamente.
Qual é a diferença entre frequência Hertz e taxa de FPS?
O FPS (Frame per Second) é a taxa de quadros por segundo e pode ser confundido com o Hz. Melhor dizendo, o FPS representa a quantidade de quadros de animação por segundo, uma sequência capaz de criar o movimento visto em cenas de filmes e gráficos de jogos. Ou seja, é um dos pontos de atenção dos gamers.
Por mais que pareçam a mesma coisa, eles têm essas diferenças, porém, um não funciona sem o outro. No geral, a frequência da taxa de atualização serve como um limitador do FPS, indicando a quantidade máxima de quadros que um monitor pode exibir por segundo, que pode ser maior, igual ou menor que o FPS de um vídeo ou jogo.
Por que é importante saber o hz do monitor?
O Hertz é um dos aspectos que os consumidores costumam se manter atentos na hora de escolher o monitor ideal. Uma vez que número de Hz representa a quantidade de vezes que uma nova imagem pode ser mostrada na tela por segundo. Por exemplo, se o monitor possui uma taxa de atualização de 60 Hz, a imagem será atualizada 60 vezes por segundo.
Quanto maior o Hz melhor o funcionamentos desta frequência. As imagens vão apresentar melhor fluidez na tela.
Como o Hz do monitor pode afetar o desempenho dos jogos?
Jogadores buscam jogar com o máximo de qualidade possível nas imagens para melhorar a experiência durante a gameplay. Logo, jogar com uma alta taxa de atualização faz toda a diferença. Jogar com uma taxa de atualização mais alta terá um impacto significativo, principalmente jogos online, em que os quadros carregam uma importância a mais. O ideal é apostar em monitores com Hz altos.
Além disso, a taxa de quadros do jogo (FPS) e de atualização (Hz) devem ser iguais. Assim como se atentar em ter um CPU e GPU que atendam aos requisitos da frequência para produzir uma qualidade que a acompanhe. Vale ressaltar que a Pichau possui uma linha de monitores gamers para garantir o melhor desempenho e com vastas opções para todos os bolsos.
Quais são as opções de taxa de atualização?
As taxas de atualização nos monitores podem variar entre 60 e 480 Hz, sendo uma das especificações que mais interessa às pessoas na hora de escolher um aparelho para comprar. Pois quanto mais altos os valores de hertz do monitor, mais ajudam a rodar jogos exigentes, com muitas cenas de ação, de forma mais dinâmica.
Portanto, a taxa de atualização tem um impacto direto na qualidade da imagem e na experiência de visualização de um aparelho. Permitindo trazer ao consumidor uma visualização muito mais fidedigna com a realidade.
Como saber quantos hz tem o seu monitor?
Pela tela de início
- Primeiramente, deve ir até a página inicial do seu Windows. Quando lá estiver, clique com o botão direito do mouse e vá até “Configurações de exibição”;
- Em seguida, role até o final da página que abriu e clique em “Configurações avançadas da tela”;
- Por fim, na parte inferior da tela, a última informação presente exibida será a sua taxa de atualização atual e outras opções compatíveis.
Pelo botão do Windows
- Clique no botão do Windows localizado no canto inferior esquerdo da tela e em seguida no ícone de engrenagem, para acessar o menu de configurações;
- Logo após, procure pela categoria “Sistema” e clique nela;
- Assim como ensinado no tutorial anterior, clique em “Configurações avançadas da tela”;
- Por fim, na parte inferior da tela, a última informação presente exibida será a sua taxa de atualização atual e outras opções compatíveis.
Como escolher o melhor monitor para você?
Para entender qual monitor comprar, alguns aspectos técnicos precisam ser evidenciados. É necessário encontrar um tamanho de tela que agrade, optar por um que tenha boa resolução, conferir a taxa de atualização, entender um pouco mais sobre o brilho e contraste de cada opção no mercado, o tempo de resposta e etc.
Após entender bem todos os conceitos supracitados, basta realizar uma pesquisa de mercado interessante, para encontrar a peça que fornecerá o melhor custo benefício em meio a tantas opções disponíveis. Caso precise de algumas dicas para facilitar a busca, logo abaixo vão cinco recomendações de monitores.
- Monitor Gamer AOC Viper
- Monitor Gamer Redragon Quartz
- Monitor Gamer Duex DX270ZGP
- Monitor Gamer Cooler Master GM238-FFS
- Monitor Acer KA2
Conclusão
Diante todas as informações supracitadas, a escolha de uma nova tela passará a ser assunto muito mais fácil de ser resolvido de agora em diante. Sempre é bom lembrar que, os hertz do monitor são importantíssimos e devem ser levados em consideração na hora de adquirir o produto.
Vale ressaltar, que o melhor é optar por opções que façam mais sentido no custo benefício. Alguns itens disponíveis, por mais que possuam valores mais altos, nem sempre resultam numa melhor qualidade.