Ícone do site Pichau Arena

Huaxia Chip, uma das cinco maiores de seu ramo na China, declara falência

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta terça-feira (16), a Huaxia Chip, uma das principais empresas donas de propriedade intelectual do design de processadores da China, declarou falência e encerrará suas atividades em breve.

É fato que a empresa estava em baixa e sumida do cenário desde o ano de 2018, mas mesmo assim a companhia mantinha sua sede e um centro de pesquisa e desenvolvimento em Pequim, além de um ponto de vendas em Shanghai e escritórios por toda nação asiática.

Imagem: Reprodução

O que chama a atenção é que, recentemente, a China vem realizando uma série de investimentos estatais em empresas de tecnologia localizadas em seu território, e o natural seria a empresa ser cada vez mais próspera. Até o momento, não foram divulgados os motivos que levaram a corporação à falência.

É importante lembrar que a Huaxia Chip foi processada pela Xi’an Jiubufang Enterprise Management Partnership, que contestou suas atividades dentro do mercado.

Conforme explicado pelo Tom’s Hardware, o mais provável é que haja envolvimento da empresa no escândalo de corrupção no desenvolvimento empresarial do país e que tenha recebido grandes fundos de investimento do governo, tornando-se alvo de investigações.

Por fim, vale destacar que a gigante chegou a figurar entre as cinco corporações de design do país em 2020 no China IC Design Achievement Award e foi vencedora do prêmio 2020 Hard Core China Chip Most Potencial IC Design Enterprise Award.

Por fim, o governo chinês deve agir para realocar as mais de 100 patentes que pertenciam a Huaxia Chip e podem ser essenciais para o desenvolvimento do país em semicondutores e chips.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile