De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware da última quarta-feira (14), a Huawei promete que seu novo acelerador de IA, o Ascend 910C, que deve chegar em breve na China, será capaz de competir diretamente com os produtos da NVIDIA, como o popular H100.
A ideia da corporação é se destacar no mercado chinês, que enfrenta sanções estadunidenses e, por isso, sofre para importar tecnologia considerada de ponta, como o hardware da verdinha. Com um chip com capacidades equivalentes, a Huawei poderia dominar o gigante comércio do país asiático.
- Huawei se prepara para entrar na disputa das memórias para IA em 2026
- Huawei contraria sanções estadunidenses e segue trabalhando com chips em 5 nm
O Wall Street Journal, inclusive, garante que o Ascend 910C já está sendo testado por algumas parceiras, que já receberam amostras do chip enviadas diretamente pela fabricante. Entre os nomes que estão experimentando a novidade, estão gigantes como: Baidu, ByteDance e China Mobile. Até o momento, entretanto, não foram divulgados resultados demonstrando em que sentido o hardware é equivalente ao H100 da NVIDIA.
Caso a performance da novidade seja confirmada, o chip provavelmente será preterido diante do HGX H20, solução alternativa que a NVIDIA vende na China. Além disso, o respeitado analista Dylan Patel prevê que o Ascend 910C deve até mesmo ser melhor que o B20, versão modificada do B200 que está supostamente sendo preparado pela verdinha para o mercado asiático.
Por fim, os boatos afirmam que a distribuição oficial do novo acelerador da Huawei deve começar já em outubro. As estimativas apontam para mais de 70.000 unidades sendo encomendadas já na primeira leva, o que deve gerar uma renda de mais de US$2 bilhões, cerca de R$11 bilhões na cotação atual, para a fabricante.