Ícone do site Pichau Arena

Hardware: Salvamos um Ryzen de 2500 reais com mais de 16 pinos tortos?

Processador

Ryzen 7 colocado na placa mãe A320

Nesta semana, um AMD Ryzen 7 3800X chegou com mais de 16 pinos danificados após uma tentativa caseira de trocar o sistema de refrigeração que acabou saindo um pouco dos planos. O problema ocorreu ao tentar retirar o cooler com o computador desligado e a pasta térmica fria . A combinação funcionou como uma cola e o processador caiu em cima da placa mãe, gerando um prejuízo no componente avaliado em aproximadamente 2500 reais. E aí, será que teve conserto?

Foram utilizados alguns instrumentos como pinças, estiletes e ferramentas de precisão. Depois de muito esforço, os pinos do Ryzen pareciam estar devidamente alinhados, então, hora de tentar a conexão no soquete da placa mãe (uma A320). A tentativa foi bem sucedida, mas ainda não se sabia se daria vídeo ou não, e após a inicialização a conclusão foi o que se esperava e deu vídeo.

Processador com pinos tortos

Na tela da BIOS, as informações estavam corretas e a voltagem, apesar de um pouco elevada, também parecia estar numa boa situação. Entramos no sistema com um boot armazenado num SSD, e não tivemos grandes problemas para iniciar o sistema operacional. Para ter a certeza de que o processador funcionava como deveria, foram feitos mais alguns testes no intuito de estressá-lo.

Tela da BIOS

Para tentar extrair o máximo, rodamos alguns programas como Cinebench, Blender e o renderizador Corona. Tudo isso era monitorado pelo HWiNFO, acompanhando atributos como clock, tensão. Tal processo foi realizado por aproximadamente uma hora. Felizmente, tudo funcionava corretamente e de maneira estável.

Tela de monitoramento do HWiNFO

Este e muito mais conteúdos estão disponíveis no canal do Youtube da Pichau e neste site. Confira as melhores configurações do momento dentro do seu orçamento e para seus propósitos, veja também dicas para melhorar o rendimento da sua máquina.

Confira também: PC Gamer por menos de 3500 reais para rodar TUDO

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile