Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Hardware: RX 6800 XT JOGANDO em 4K com RAY TRACING

0

Após muita espera, finalmente teremos os testes com uma das novas placas de vídeo da AMD, a RX 6800 XT. Com os resultados, iremos descobrir se a AMD finalmente conseguiu uma placa de vídeo que consiga rodar os jogos em 4K. Por isso, mostraremos na prática todos os conceitos que nos permitem analisar cada situação. Veja ao vídeo e leia a matéria para saber as conclusões.

Estamos falando de uma GPU Navi 21 de 7 nanômetros, ou seja, última geração. O clock deste modelo parte dos 2.015 MHz, indo até  2.250 MHz, valores bem altos. Utilizaremos um processador Intel Core i9 10900K em stock, pois assim mostraremos o desempenho bruto. Abaixo, é possível conferir o desempenho dentro dos jogos.

Jogos

Call of Duty Warzone:

O jogo foi configurado para funcionar na resolução 4K com todas as configurações visuais na melhor qualidade possível. Inicialmente, rodaremos com a tecnologia Ray Tracing desativada e, posteriormente a ativaremos para comprovar as diferenças de desempenho. Através do clock, pudemos notar que a RX 6800 XT é muito forte.

RX 6800 XT
Créditos: Pichau

Control:

Este é um dos jogos com uma das melhores aplicações da tecnologia Ray Tracing. Por isso, consideramos um cenário interessante para fazer o teste. Inicialmente, fizemos os testes com o Ray Tracing desativado e com os gráficos no baixo. Depois, continuamos com o Ray Tracing desativado e aumentamos a qualidade. Por fim, ativamos o Ray Tracing.

RX 6800 XT
Baixo e Ray Tracing desativado
RX 6800 XT
Gráficos alto e Ray Tracing desativado
RX 6800 XT
Ray Tracing no médio
RX 6800 XT
Ray Tracing no máximo
RX 6800 XT
Ray Tracing no máximo em 1440P
RX 6800 XT
Full HD e Ray Tracing no máximo

Em resumo, podemos afirmar que é possível rodar sem dificuldades em 1440p e Full HD com a tecnologia Ray Tracing ativada. Entretanto, em 4K ainda existem dificuldades por conta da falta de um recurso semelhante ao DLSS, da NVIDIA.

Watch Dogs Legion:

Trata-se de um jogo lançamento do tipo mundo aberto que suporta Ray Tracing. Em 4K com a qualidade dos gráficos no máximo, obtivemos uma média de 45 FPS, com quedas até 41. De início, não fizemos uso do Ray Tracing. Fizemos ainda uma diminuição na qualidade visual.

RX 6800 XT
Gráficos no máximo, 4K e sem Ray Tracing
RX 6800 XT
Gráficos no alto, 4K e sem Ray Tracing
RX 6800 XT
4K com Ray Tracing no médio
RX 6800 XT
1440p e Ray Tracing no médio

Flight Simulator:

Neste jogo de simulação realista, que é bem pesado, utilizamos uma configuração com a resolução em 4K e qualidade dos gráficos no alto, que é recomendado pela comunidade. Durante a gameplay, obtivemos uma média de 47 Frames por Segundo. Fizemos ainda alguns testes na resolução 1440p, aumentando nossa média em 20 FPS.

RX 6800 XT
4K e qualidade no alto
RX 6800 XT
1440p e qualidade no máximo

Conclusão

De maneira geral, pudemos perceber que finalmente a AMD conseguiu colocar no mercado uma placa de vídeo que aguenta, sem dificuldades, rodar os jogos em 4K, indo até melhor do que a concorrente NVIDIA. Entretanto, em questões de Ray Tracing, a 3080 sai em vantagem em relação à RX 6800 XT, visto que o desenvolvimento dessa tecnologia pela NVIDIA está um pouco a frente da AMD. Além disso, o DLSS, presente na 3080, alivia o peso do Ray Tracing ao mesmo tempo que melhora a qualidade de imagem. Sendo assim, podemos esperar que em breve a AMD lançará um sistema semelhante ao de sua concorrente.

Confira também: PC Gamer ideal para rodar todos os jogos até 4.000 Reais

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x