Hardware: O que é o TDP de que tanto falamos
Com os novos lançamentos de processadores anunciados, temos falado muito, aqui e nos vídeos do YouTube, de TDP. Entretanto, sabemos que nem todos compreendem claramente o que significa a sigla vinda do inglês. Por isso, explicaremos o que é TDP e como as diferenças de valor influenciam na performance.
Normalmente, as fabricantes sempre divulgam e frisam os valores de TDP, todavia, partem do pressuposto que todos os usuários sabem interpretar os dados. É usual que o TDP seja definido em W (Watts), então, de acordo com princípios físicos, pode-se assumir que o valor está relacionado à potência, corrente e tensão.
Afinal, o que é TDP?
O termo TDP vem do inglês e significa Thermal Design Power, em português, pode ser traduzido como Energia Térmica de Projeto. Seu valor indica a quantidade máxima de energia que um processador dissipa, em forma de calor. Ou seja, quando uma aplicação que exige alto poder de processamento é executada, parte da energia é perdida em forma de calor.
Jogos e programas de edição de áudio ou vídeo são bons exemplos de aplicações que demandam alto poder de processamento. Pelo fato de o comportamento do processador variar dependendo de acordo com as aplicações, o valor do TDP é determinado a partir de uma média calculada testando-se em vários programas. Contudo, para que os custos do sistema de refrigeração sejam diminuídos, os fabricantes estimam valores menores de TDP.
Contudo, vale lembrar ainda que o TDP não é exclusivo de processadores. As placas de vídeo de alto desempenho também geram muito calor e, por isso, já são disponibilizadas com um sistema de refrigeração próprio e autônomo.
Calor no processador
Quando vemos um computador, podemos observar que, abaixo do cooler, existe um outro componente, trata-se do dissipador, uma peça de metal cinza. Tanto o cooler quanto o dissipador têm a função de retirar o calor produzido pelo sistema e, desta forma, refrigerá-lo.
O processador gera calor e esquenta pois trabalha incessantemente em todo milésimo de segundo. Para realizar as atividades, é demandada energia o tempo todo e assim é determinada a potência, medida em Watts. Enquanto isso, o calor é medido em Graus Celsius e serve para fins de monitoramento do usuário.
Como analisar os dados de TDP para escolher seu processador
Apesar de não ser a especificação mais importante na escolha de um processador, o TDP tem sim sua relevância. Ao analisar a compra de um processador, busque optar por aqueles com um valor de TDP mais baixo.
Por exemplo, analisando dois modelos, você se depara com um que opera na frequência X e um TDP baixo (ou seja, esquenta menos) e outro que opera na mesma frequência X, entretanto, com um TDP mais alto. Desconsiderando as questões de economia, não existe nenhum outro motivo que te faça optar pela segunda opção, uma vez que ele esquenta mais.
Confira também: PC Gamer até 3.000 reais que roda todos os jogos e permite upgrades