Recentemente, a AMD lançou a nova linha de processadores Ryzen 5000, dos quais fizemos um review completo, em forma de vídeo e texto. Além disso, vamos montar um computador utilizando um Ryzen 5 5600X. Faremos alguns testes com a máquina já montada, que serão muito interessantes para quem pretende comprar um PC com o 5600X ou montar uma configuração utilizando esse modelo de processador. Vale lembrar que todos os AMD Ryzen 5000 podem ser adquiridos no site da Pichau.
Configuração
- Processador: Como já adiantamos, utilizaremos um AMD Ryzen 5 5600X. Dentre os modelos da última geração lançada pela AMD, este é o mais básico, trazendo as mesmas características do 3600X. Conta, portanto, com 6 núcleos e 12 threads no total. Além disso, possui um Clock Básico 3.7GHz e um Boost de 4.6GHz, com TDP de 65W.
- Placa mãe: Para utilizarmos um processador dessa categoria, precisamos de uma placa mãe que dê suporte a ele. O socket ainda é o AM4, mesmo da geração anterior. A AMD recomenda que utilize-se de chipsets B550 e X570, pois possuem os melhores VRM. Por isso, optamos por uma Asus TUF B550M-Gaming. Ela suporta overclock e futuros upgrades tranquilamente.
- Memória RAM: Apesar de existir a possibilidade de utilizarmos uma frequência maior para obter mais desempenho, partiremos do padrão. Serão 8GB DDR4 T-Force Vulcan modelo Pichau Gaming com frequência de 2.666 MHz. É possível ainda, caso prefira, instalar mais memória RAM sem nenhum problema.
- Placa de vídeo: Como visto na análise, o Ryzen 5 5600X é o suficiente para desbancar processadores da geração anterior da Intel e da própria AMD, que entregariam melhor desempenho dentro de jogos. Sabendo disso, fica evidente que podemos instalar qualquer placa de vídeo, até mesmo uma 3080, que o 5600X levará sem problemas de gargalo. Assim, instalaremos uma AMD Radeon RX 5600XT 6GB, que rodará os jogos em boa qualidade, boa taxa de FPS e resolução Full HD.
- Armazenamento: Escolhemos um SSD de 512GB, no entanto, o tamanho varia de usuário para usuário. Recomendamos, no mínimo, um SSD de 120GB no padrão SATA III, podendo ser superior de acordo com o orçamento e necessidade do cliente. Os SSD’s melhoram a performance do sistema, carregando arquivos e programas mais rapidamente.
- Fonte de alimentação: Para sustentar nosso setup, uma fonte de 500W é o suficiente. Todavia, relembramos que ela precisa ser de boa qualidade. Por isso, escolhemos uma Nidus 500 com aprovação pelo Cybernetics e certificação 80 Plus.
- Gabinete: Escolhemos um modelo que é muito querido pelos clientes, trata-se do Pichau Kronen Glass, com lateral em vidro e suporta até mesmo hardwares superiores ao que montamos hoje. Para fins estéticos, colocamos mais um kit de ventoinhas Pichau Gaming Feather, com iluminação RGB.
Confira também: Artista Lil Zé recebe o PC Gamer da Pichau