Nos últimos tempos, o dólar e, consequentemente, o preço de peças de computador subiram por muitos motivos, como por exemplo a pandemia. Entretanto, olhando o mercado sempre são encontradas boas oportunidades de compra de hardware que permitem um bom desempenho. Por isso, mostraremos hoje um kit comprado por 350 reais.
Detalhes e testes do kit
A placa mãe obtida foi uma Asus H110M-CS que, por mais incrível que possa parecer, veio com um processador i7 7700. Iremos conferir todos os detalhes: o funcionamento do processador, a entrada PCI Express e instalação das memórias. Segundo o vendedor, o computador queimou durante uma chuva e ele acabou perdendo a placa de vídeo, fonte de alimentação e memória.
Inicialmente, averiguamos se a placa-mãe estava inteira e ela estava. Conferimos também se o processador não estava com pinos tortos. Além disso, notamos ainda que, nesse modelo, o padrão da memória é DDR4. Como não tínhamos conexão para ligar o processador no vídeo onboard, colocamos uma placa de vídeo RX 570. Por fim, para armazenamento, instalamos um SSD.
Então, feito tudo isso, ligamos nossa configuração e, logo de cara, notamos o funcionamento do cooler e do teclado. Assim, entramos na BIOS para conferir os detalhes do kit e vimos que a entrada SATA estava funcionando e a memória fora reconhecida. No mercado, configurações semelhantes de processador e placa-mãe chegam ao valor de 1.000 reais.
Na inicialização do sistema operacional, também tivemos êxito. Para monitorar, abrimos o HWINFO e através dele, percebemos que o clock estava passando de 4.0 GHz o que, teoricamente, nos proporciona uma boa performance em jogos. Além disso, para estressar o processador, utilizamos o CINEBENCH R15 e pudemos constatar que não haviam problemas. Na pontuação dada pelo software, nosso i7 7700 ficou um pouco abaixo do i5 9400F e do Ryzen 3 3100.
Confira também: Guia para montar um PC Gamer em 2021 de nível básico