Ícone do site Pichau Arena

Hardware: Finalizamos o PC Gamer do Lil Zé!

Lil Zé

Na última semana, nós, da Pichau, recebemos o pior PC “Gamer” que já nos enviaram. Quem nos mandou foi o Lil Zé, jovem músico de 12 anos e compositor independente, que usava o computador para produzir suas músicas. Entretanto, num dia de trabalho, a máquina do artista simplesmente parou de funcionar e, após muitas solicitações de pessoas que admiram o trabalho dele, resolvemos ajudar e reformar a máquina do Lil Zé para que ele passe um bom tempo sem se preocupar com ela.

Nossa proposta era manter a identidade do PC que tanto ajudou o artista em suas produções musicais, assim, mantivemos o gabinete original fazendo apenas alguns ajustes. A tampa lateral, que antes era da cor do gabinete, agora é um acrílico cristalino feito sob medida para a máquina.

Quando recebemos o computador, ele estava muito sujo e com algumas partes enferrujadas, o que nos obrigou a fazer uma limpeza geral e lixar. Além disso, passamos massa, utilizamos um produto específico para tratar o metal e pintamos o gabinete por inteiro na cor preto fosco.

Configuração

Agora falaremos sobre a parte principal do computador, a configuração. Precisamos de componentes que suportem todos os programas que o Lil Zé precisa rodar para produzir suas músicas. Ademais, queremos ainda possibilitar que ele faça outras atividades, como jogar online com seus amigos e realizar suas tarefas escolares à distância sem nenhuma dificuldade.

O processador selecionado foi um AMD Ryzen 5 3350G de 4 núcleos reais e 8 threads que facilitam a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Por mais que esse modelo já possua uma placa de vídeo integrada, não a utilizaremos. Basicamente, optamos por esse modelo pois ele entrega o desempenho de um 3400G.

Nas memórias RAM, instalamos dois módulos de 8GB, totalizando 16GB funcionando em Dual Channel, com frequência de 2.666 MHz. São de modelo T-Force Pichau Gaming Vulcan. Além disso, para refrigeração, escolhemos um Pichau Sage, que conta com uma ventoinha de 80mm e LED na cor branca. Na parte traseira também foi instalada a mesma ventoinha.

O armazenamento fica por conta de um SSD Pichau Gaming PG512X de 512 GB no padrão SATA III. Com esse componente, o armazenamento é mais veloz e a máquina fica muito mais responsiva, ou seja, as tarefas serão executadas muito mais rapidamente do que com o HD que estava instalado quando recebemos.

A placa-mãe é uma A320M da BioStar, que suporta nosso processador de maneira muito tranquila. Como não poderia faltar, instalamos também uma placa de vídeo de modelo Phantom Gaming da ASRock. Trata-se de uma 5500, ou seja, entrega um bom desempenho em Full HD e não deixará nada a desejar na execução dos programas de edição que ele precisa.

A fonte é uma Pichau Nidus 500. Ela possui certificação do Cybernetics, do TechLab e 80 PLUS. Ou seja, é uma fonte de excelente qualidade e que fará uma diferença enorme na configuração do Lil Zé. Vale lembrar ainda que a máquina inteira permite upgrades futuros caso o artista deseje melhorar ainda mais seu setup.

Confira também: O que é a TDP de que tanto falamos na Pichau

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile