Ícone do site Pichau Arena

Hardware: Asus TUF Gaming B550M-Plus BR, a placa mãe pronta para os novos Ryzen 4000

placa mãe

Hoje, destrincharemos a placa mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus com fabricação nacional, no Polo Industrial de Manaus, contudo, é importante dizer que os componentes são importados. Faremos o Unboxing, mostraremos as características, testaremos com processadores, compararemos com uma A320 e veremos os componentes. Caso goste do conteúdo, se inscreva no canal do Youtube e continue acompanhando o site.

Unboxing

Ao abrir a caixa, além da placa, temos adesivos , o certificado de confiabilidade da Asus, cabos SATA, conectores para a instalação das unidades M.2, CD de driver da instalação e o manual com todas as informações necessárias. No certificado citado, pode-se observar todos os testes que foram feitos para garantir a qualidade.

Certificado de confiabilidade pode ser encontrado na caixa

A placa mãe

A primeira característica que se nota é o PCB todo na cor preta, com gravuras e muito bem especificado sobre onde estão os componentes, as indicações estão em todos eles. Além disso, é possível notar que o layout da placa é no formato Micro ATX.  Ainda podemos ver grandes dissipadores e o socket do tipo AM4 com suporte para processadores da 2°,3° e até mesmo 4° geração.

Layout em formato Micro ATX

A B550M-Plus conta com 4 slots de memória que suportam até 128GB no formato DDR4 dispostos numa configuração 4x32GB. É importante lembrar da questão da frequência e sua relação com a geração do processador. Nos de 2° geração, a frequência fica limitada a 4600 MHz em overclock, enquanto que nos de 3° geração ou superior, é possível atingir 4800 MHz. Assim, fizemos um teste com um módulo de memória a 4000 MHz e um Ryzen 5 3600XT. Pudemos constatar que a placa aceita sem problemas memórias com frequências altas de fábrica no perfil XMP.

Tela da BIOS para testes

Podemos ainda encontrar 3 entradas PCI, dispostas da seguinte forma:

A placa conta ainda com vários headers para possibilitar o uso de iluminação RGB. Observa-se também que possui 4 conexões SATA bem posicionadas e duas conexões do tipo M.2, sendo uma dissipada e uma não. No painel traseiro nota-se duas USB 2.0, quatro USB 3.0, conexões displayport e HDMI (interessantes para quem pretende utilizar processador com placa de vídeo integrada), um sistema muito bom de rede, USB 3.2 nos padrões A e C, conexão de áudio completa da ASUS com direito à conexão óptica.

Painel traseiro da placa

Retirando os dissipadores

No intuito de observar a dissipação do sistema de VRM, retiramos os dissipadores. Conseguimos observar que o sistema de dissipação da placa mãe é do tipo cerâmica e vem com dois thermal pads em cada um dos dissipadores. O sistema de VRM é bem completo, ou seja, a placa mãe é voltada para overclock.

Dissipadores da placa mãe

Testes

Por fim, utilizamos um processador Ryzen 5 3600XT com carga de 100% em todos os núcleos. No comparativo pudemos ver a estabilidade devido ao excelente sistema de VRM empregado na B550M-Plus.

Primeiro comparativo
Segundo comparativo

Este e muito mais conteúdos estão disponíveis no site e no canal do Youtube. Além disso, a Asus TUF Gaming B550M-Plus BR pode ser adquirida clicando aqui. É importante ressaltar que os valores estão sujeitos à mudanças e o estoque é limitado.

Confira também: Salvando um Ryzen de 2500 reais com mais de 16 pinos tortos

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile