Um relatório publicado pela Jon Peddie Research (JPR) nesta segunda-feira (04), mostra que houve um aumento de 37,4% nos envios de GPUs por fabricantes independentes de placas para desktop no terceiro trimestre. Os números indicam uma recuperação depois de um grande período de mercado desacelerado.
- Conheça O AI Quickset Da ASRock: IA Generativa Em Um Clique
- NVIDIA Lança Drivers Com Melhorias No DLSS 3.5 E Suporte Para Novos Jogos
A pesquisa também revela que o crescimento nas vendas de GPUs não ocorreu somente por conta dos gamers, tendo em vista que houveram 16,8% mais vendas de placas de vídeos para computadores de mesa.
Naturalmente, as empresas AMD, NVIDIA e Intel se beneficiaram da recuperação do mercado. O principal destaque fica com a AMD e a linha Radeon, que superaram as concorrentes e tiveram um aumento de 36,6% nas vendas. Em seguida, a NVIDIA registrou um crescimento de 25,2%. A Intel, por sua vez, vendeu 10,4% a mais no terceiro trimestre.
Em termos de participação de mercado, o desempenho da AMD fez com que a empresa crescesse 2,4% neste indicador. Já a NVIDIA apresentou um aumento de 1,3%.
A expectativa é de que os números melhorem nos próximos meses, com uma previsão de taxa de crescimento anual composta do mercado de GPUs de 4,18% de 2022 a 2026.
Ainda segundo a pesquisa, está ocorrendo um realinhamento do mercado de placas, com os parceiros limpando os estoques antigos para substituí-lo pelas novidades das fabricantes.