Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Google e Meta desenvolvem próprias soluções que prometem rivalizar com NVIDIA em IA

Gigantes visam frear avanço da NVIDIA na liderança

0

Na última semana, Google Meta, duas gigantes da tecnologia, anunciaram o desenvolvimento de soluções próprias feitas para bater de frente com a NVIDIA em IA. A primeira das citadas revelou o Axion, processador ARM para Data Centers, enquanto a segunda mostrou o chip AI MTIA (Meta Training and Inference Accelerator).

Neste momento, é mais do que clara a dominância da empresa comandada por Jensen Huang no setor, que controla 90% do mercado global de chips para IAs com foco em Data Center. Também não é nenhum segredo que a corporação almeja cada vez mais se manter na liderança.

Entretanto, a tarefa não é fácil, tendo em vista que os principais nomes do mundo corporativo estão de olho no mercado da inteligência artificial e sabem que a tecnologia será cada vez mais importante, e por isso correm atrás da NVIDIA.

É importante ressaltar que até o governo chinês está no jogo, e manifestou sua intenção de liderar o mercado de IAs até 2030.

NVIDIA A100
Imagem: NVIDIA

Conforme divulgado pela Meta, a AI MTIA chega para fornecer “a arquitetura mais eficiente para as cargas de trabalho única da Meta. Enquanto as cargas de trabalho com IAs se tornam cada vez mais importantes nos serviços e produtos, essa eficiência vai aprimorar a habilidade em oferecer os melhores serviços aos usuários.

Já a solução da Google promete oferecer desempenho 30% melhor comparado às demais CPUs ARM da Microsoft e AWS. Todavia, detalhes técnicos não foram divulgados, mas devem ser revelados em breve.

A documentação técnica, incluindo o benchmarking e os detalhes de sua arquitetura, serão disponibilizados em algum momento de 2024″, afirma Amanda Lam, representante Google Cloud.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x