Em fevereiro deste ano, a NVIDIA anunciou a criação das Cripto Mining Processors ou, como a própria empresa nomeou, CMPs, que são placas de vídeo voltadas para a mineração de criptomoedas. Sabendo disso, a Gigabyte foi a primeira AIB a revelar oficialmente sua versão.
A Gigabyte CMP 30HX contará com 6GB de memória no padrão GDDR6, numa interface de 192-bit, além do sistema Windforce2x, que usa duas ventoinhas de 90mm cada, girando em direções opostas que, desta forma, maximiza a saída de ar quente da placa. Trata-se de um sistema patenteado.
Vale lembrar ainda que a CMP 30HX será exclusivamente utilizada para a mineração de criptomoedas, pois não possui suporte a nenhum display e, desta forma, é incapaz de processar gráficos. Os preços ainda não foram divulgados pela Gigabyte.
As chegadas das 30HX e 40HX ao mercado não devem demorar, mas estão atrasadas. As placas foram anunciadas em fevereiro pela NVIDIA com previsão de lançamento ainda para o primeiro trimestre, mas ainda não houve sinal do lançamento, e já estamos entrando no segundo trimestre.
Confira também: AMD anuncia processadores Ryzen 5000G