Nesta quinta-feira (07), surgiram informações no site chinês Benchlife que mostram que a RTX 4090D, versão chinesa da placa de vídeo topo de linha da NVIDIA, não contará com suporte ao overclock e terá um TDP de 425W, menor do que os 450W vistos no modelo original da GPU.
- Vazamentos Indicam Que GPU NVIDIA GeForce RTX 4090D, Versão Adaptada Para A China, Terá Menos Núcleos E Maior Clock Base
- NVIDIA GeForce GTX 1650 Retoma Segundo Lugar No Ranking De GPUs Mais Utilizadas Da Steam
A ideia é limitar o hardware, evitando que a placa de vídeo passe o limite de 4.800 TOPS, o que a tornaria uma tecnologia considerada de ponta pelo governo estadunidense e, consequentemente, levaria à sua proibição na China. Vale lembrar que o governo dos Estados Unidos, inclusive, afirmou recentemente por meio da Secretária de Comércio que impedirá a NVIDIA de comercializar a nova RTX 4090D.
Os vazamentos recentes mostram que a placa de vídeo contará com um clock base maior que os 2280 MHz vistos na versão original da GPU, mas o boost será o mesmo: 2250 MHz. Em relação aos núcleos CUDA, a única garantia que temos até o momento é de que a quantidade será menor do que na RTX 4090 tradicional.
Por fim, os rumores indicam que a RTX 4090D deve ser lançada durante a CES 2024 (Consumer Eletronics Show), evento no qual a NVIDIA deve lançar também as GPUs GeForce RTX 40 SUPER.