Nesta terça-feira (05), a NVIDIA encerrou a produção das GPUs GeForce GTX 16, o que significa que não enviará mais a linha para lojas e fabricantes parceiras, passando a trabalhar somente com placas RTX 20 ou superiores.
- Dell Se Adianta E Revela GPU NVIDIA B200 “Blackwell” Para 2025
- Ex-Chefe Da Linha Radeon Na AMD Acusa NVIDIA De Realização De Cartel
De acordo com Board Channels, será possível encontrar apenas os modelos GeForce GTX 1650 e GTX 1630 enquanto durarem os estoques. O esperado é que a última remessa seja vendida dentro de um e três meses.
A ideia já estava explícita no roadmap da NVIDIA, que deixou claro o desejo de remover a arquitetura Turing do mercado, encerrando definitivamente a produção. Para os mais atentos, não é nenhuma novidade, tendo em vista que os rumores de 2023 já apontavam para o fim desse lineup no primeiro trimestre de 2024.
É importante ressaltar que a fabricante foi motivada pelo baixo nível tecnológico das placas quando comparadas com as mais novas. As GTX 16 não contavam, por exemplo, com DLSS ou o ray tracing.
Por fim, uma curiosidade interessante é que a NVIDIA GeForce GTX 1630, lançada em junho de 2022, é o modelo com menor tempo de vida da história da marca, estando disponível somente por um ano e nove meses